A horta plantada em uma área externa do Paço Municipal, em Goiânia, de longe chama atenção da população goianiense. O trabalho é resultado do programa ‘Agricultura Urbana’ do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), em parceria com a Prefeitura Municipal. Durante três dias, o instrutor do Senar Goiás, Ricardo Pereira, conduziu o trabalho, que foi dividido em duas etapas. A primeira ocorreu entre os dias 6 a 8 de março, com moradores de rua da capital e a segunda, dia três de março, com funcionários da Prefeitura, pessoas da comunidade e integrantes de entidades sociais. No total, 30 alunos participaram do treinamento, mobilizado por Marco Aurélio Gesteira Santos e pelo coordenador regional LucasThomé de Oliveira Otaviano.
Segundo o instrutor do Senar Goiás, Ricardo Pereira, que ministra cursos em toda a região metropolitana, os alunos puderam aprender a lidar com a terra de forma simples e prática. “Os integrantes puderam conhecer o uso correto e a preparação da terra, desde o momento de plantar a muda até a colheita das hortaliças”, explica. Segundo ele, os cursos de horta urbana, paisagismo e hidroponia são muito solicitados por escolas da rede municipal, estadual e instituições com projetos sociais, que contam com espaço para a produção de alimentos, visando economia e qualidade do produto.
Agricultura Urbana
O programa ‘Agricultura Urbana’ do Senar Goiás é desenvolvido em vários pontos da capital. O objetivo principal é a utilização de espaços e áreas que estejam desocupadas para o cultivo de hortas, frutas, hidroponia, paisagismo, jardinagem e floricultura. Desde o início do ano, o programa capacitou na região metropolitana de Goiânia, nos primeiros três meses no ano, dez turmas com mais de 120 alunos. Interessados nos cursos do Senar Goiás, bastam entrar em contato pelo telefone: (62) 3096-2700.
Texto: Francis Telles/Foto: Faeg