AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Hortas urbanas garantem boa alimentação à população

Imagem

DSC5395A manhã nublada deste sábado (16) teve um sabor diferente para os moradores do Jardim Curitiba II. A população da região noroeste de Goiânia teve a oportunidade de receber uma iniciativa inédita do Sistema Faeg/Senar, realizada na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes.

Foi apresentado aos moradores o programa Senar Ação - Agricultura Urbana. Um projeto inovador do Sistema que pretende levar à população da capital de Goiás o incentivo à alimentação saudável, por meio da plantação das hortas urbanas.

Para o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, é preciso desenvolver um trabalho que melhore a qualidade de vida e garanta uma segurança alimentar. “Com a agricultura urbana as pessoas têm a chance de produzir seu próprio alimento de forma segura. Nosso papel aqui é, com as oficinas e minicursos, ensinar essas pessoas como plantar de maneira correta e dar continuidade ao projeto em suas casas”, explica José Mário.

O presidente destaca também que o programa Agricultura Urbana visa proporcionar capacitação à população urbana, com o objetivo de instruí-la com um conteúdo voltado para a implantação, condução e colheita de hortas urbanas.

“Queremos com essa iniciativa identificar as comunidades de Goiânia que necessitam de ações de estímulo e colocar à disposição dessas pessoas programas que garantam a promoção da qualidade de vida, gerando benefícios diretos e indiretos.” Na ocasião também foi lançada a primeira horta urbana do programa, plantada pelos próprios moradores do Jardim Curitiba II.

Alimentação saudável

Agricultura UrbanaA funcionária pública Andréia Cruvinel dos Santos Gomes, de 28 anos, conta que aproveitou a oportunidade para participar do minicurso de Alimentação Complementar. “Há um tempo eu já estava querendo aprender a fazer a multimistura, porque eu sei que esse farelo tem alto teor de vitaminas, ideal para as crianças que estão em fase de crescimento.”

Ela confessa que em casa a família não tem uma alimentação muito saudável, por isso o motivo de querer aprender algo novo a garantir a boa nutrição do filho. “Com a correria diária, nós acabamos comendo muito errado. E a multimistura é uma combinação saudável, rica em proteínas e vitaminas”, explica a funcionária.

Os participantes contaram também com os minicursos de Horta Urbana, Artesanato Fibra de Bananeira, Processamento de Plantas Medicinais, Diadema de Flor e oficina de Teatro e Dança de Rua. Além de profissionais da saúde que estavam aferindo pressão e a taxa de glicemia. E, foi justamente esse atendimento que chamou a atenção da pensionista, Edna Bueno Rodrigues, de 60 anos.

Ela, que é hipertensa, conta que há meses não aferia a pressão, então aproveitou a ação do Sistema para ver como estava a saúde. “Eu tomo meus remédios regularmente, mas só isso não adianta. É preciso aferir a pressão algumas vezes para ter certeza que está tudo bem.” Edna saiu satisfeita da consulta.

“Tudo perfeito como já era esperado. Agora, é aproveitar que estou aqui e fazer um minicurso de Plantas Medicinais. Aprender a fazer seu próprio protetor solar também é um cuidado com saúde”, brinca a pensionista.

Áreas de atuação

Veja também

USDA

Notícia

USDA atualiza projeções da safra 2024/25: soja em alta e milho com estoques reduzidos

Agrinho

Notícias

Agrinho 2024: veja parte da cobertura feita pela TV

Com

Notícia

Com trabalho Semear, a escola estadual Luiz Gonzaga Sobrinho, de Goianésia, é a grande vencedora do Agrinho 2024

Imagem