IBGE aponta que Goiás foi o terceiro estado de maior incremento absoluto de área agrícola no país

Imagem

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (18), pela primeira vez, o Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra com estatísticas desagregadas por Estados e Distrito Federal, com dados para os anos de 2000, 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018.

De acordo com os dados, de 2000 a 2018, Goiás apresentou o terceiro maior incremento absoluto da área agrícola entre os estados do país, 19.619 mil km², um crescimento de 41%.

Em relação as áreas de pastagem com manejo, no período avaliado, dos dados de Goiás mostram um crescimento de 18.741 km², que representa um avanço de 14%. Em dados absolutos, o estado registrou o quinto maior crescimento do país. De acordo com o IBGE, em 2018, Goiás possuía 13,54% da área de pastagem com manejo do Brasil, a terceira maior área dessa classe no país.

Por fim, em relação a área de silvicultura, o IBGE aponta Goiás saiu de 528 para 1.315 mil km², um crescimento de 149%.

O IBGE aponta que em toda região Centro-Oeste a dinâmica de expansão mais representativa na região foi de inicialmente expansão de áreas de pastagens com manejo, em um segundo momento, a partir de 2012, os avanços das áreas agrícolas e da silvicultura sobre as pastagens se intensificou.

Comunicação Sistema Faeg/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

CNA

Notícias

CNA avalia que redução de PIS/Cofins sobre diesel pode mitigar impactos da alta dos combustíveis.

Academia

Notícias

Academia de Formação do Senar Goiás divulga resultado preliminar das primeiras etapas do processo seletivo 2026

Mulheres

Notícia

Mulheres conquistam espaço na mecanização agrícola por meio de cursos do Senar Goiás

Imagem