Construtoras já começam a movimentar máquinas e homens para os canteiros de obras e o lançamento festivo está previsto para o dia 6 de setembro no trevo da GO-178 com a BR-364
O Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária no Estado de Goiás (Ifag) promoveu nesta terça-feira (26) solenidade de assinatura de contratos para as pavimentações das rodovias GO-180 e GO-178 (trecho 1), inscritas no Termo de Cooperação firmado com o Governo de Goiás para a execução de obras de infraestrutura viária a partir dos recursos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). O evento acontece na sede da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) com as presenças do vice-governador Daniel Vilela, autoridades estaduais, municipais, lideranças classistas do segmento agropecuário e produtores rurais.
A assinatura dos contratos acontece apenas dois meses após a formalização da parceria entre o Ifag e o governo goiano, tempo exíguo para o curso de toda tramitação técnico-jurídica necessária à escolha das empresas. A expectativa do presidente do Ifag, Armando Rollemberg, é que máquinas e operários já estejam se dirigindo aos canteiros de obras já na próxima semana. “O propósito desta parceria é justamente esse, associar a eficiência privada ao rígido controle público, dando a maior celeridade possível às intervenções nas rodovias goianas, com a plena transparência que a gestão do dinheiro público nos impõe”, garante.
Rollemberg disse que as obras contratadas foram objeto de muito debate e teve o aval dos produtores rurais da região. “Houve discussões acaloradas, produtores já desacreditados que essas obras verdadeiramente iriam sair e hoje estamos aqui, com muita emoção, assinando esses contratos”, recordou. O presidente do Ifag anunciou que as empresas já estão deslocando maquinário e operários para as duas rodovias e que no dia 6 de setembro haverá o lançamento comemorativo dos canteiros de obras no trevo da GO-178 com a BR-364.
Ao discursar, o presidente José Mário enfatizou a motivação dos dirigentes das instituições envolvidas na parceria: “As pessoas nos perguntam, a nós da Faeg e também do Ifag, o motivo de entrarmos e acreditarmos nesse processo. Coragem, elevado espírito público e, sobretudo, para devolver ao produtor rural o benefício daquilo que ele está fazendo que é a contribuição com o Fundeinfra. É muito fácil ficar do outro lado criticando e cobrando. Difícil é colaborar com um processo como esse. É nosso papel também ajudar no desenvolvimento do nosso Estado de Goiás”, afirmou.
A exigência do Ifag às empresas contratadas neste momento é de celeridade. Está acordado que, nos primeiros dias de setembro, a GO-180 começa a receber as intervenções. A vencedora do certame foi a Construtora Caiapó. Serão 32,88 quilômetros de asfalto entre os entroncamentos da GO-467 e da GO-306. A obra, orçada em R$ 138 milhões, será feita por empreitada global, já incluídas a construção de uma ponte de concreto de 60 metros sobre o Ribeirão Ponte de Pedra e todas as obras de artes especiais (OAE) necessárias. O projeto estipula em 31 meses o prazo de execução integral da obra.
Já a pavimentação da GO-178 foi dividida em dois lotes. O primeiro, com início imediato, compreende 38,8 quilômetros no trecho entre os entroncamentos da BR-364 e da GO-306. Serão investidos R$ 130 milhões, também por empreitada global. A empresa vencedora do processo de seleção foi a Construtora Centro-Leste. O prazo de execução é estimado em 21 meses. As obras do segundo lote começam em 2026, logo após o período chuvoso. Segundo o anteprojeto da segunda etapa, serão asfaltados 46,5 quilômetros do entroncamento da GO-306 até o município de Itarumã. O investimento será de R$ 184 milhões e inclui uma ponte de 100 metros em concreto armado sobre o Rio Verde. O prazo também é de 21 meses.
A pavimentação das GOs 180 e 178 terá impacto direto no estímulo às atividades produtivas – em especial no setor agropecuário – e na qualidade de vida das comunidades dos municípios de Jataí, Caçu, Serranópolis, Itarumã e Aparecida do Rio Doce. Indiretamente, vai beneficiar todo o Sudoeste Goiano, a partir da interseção com a chamada Rota do Agro, projeto logístico nacional estratégico que prevê as duplicações das rodovias BR 060 e 364, em Goiás e Mato grosso.
A Rota do Agro foi concedida à iniciativa privada por meio de um leilão realizado no dia 14 de agosto e prevê a administração de 490 quilômetros do eixo BR 060-164 nas regiões Sudeste do Mato Grosso e Sudoeste de Goiás . O Consórcio Rota do Agro Brasil foi o vencedor da disputa ao oferecer um deságio de 19,7% nas tarifas dos pedágios. O contrato prevê investimentos de R$6,8 bilhões ao longo de 30 anos de concessão, com a duplicação de mais de 45 quilômetros de pistas, implementação de 179,6 quilômetros de faixas adicionais e 13,5 quilômetros de vias marginais.
O enfoque estratégico das obras, inclusive, foi objeto de menção do vice-governador em seu discurso. Daniel Vilela enalteceu o papel da Faeg e do Ifag na produção de estudos técnicos que, em parte, subsidiaram as decisões de investimentos pelo governo do Estado na infraestrutura da Região Sudoeste. “Essas obras, cujos contratos são assinados hoje, levam isso em consideração. Nós acreditamos muito que essas esses investimentos vão gerar uma produção muito maior até do que o imaginado”, prevê.
A partir do Termo de Cooperação, o Ifag também é o responsável pelas pavimentações das rodovias GO- 461, GO-206 e GO-220, que formam a malha alimentadora da Rota do Agro na Região Sudoeste. A GO-461 está em fase de contratação e o início das obras devem começar em outubro. O a anteprojeto prevê o asfaltamento de 52,35 quilômetros entre os entroncamentos da GO-194 e da GO-221, atendendo aos municípios de Doverlândia, Baliza, Caiapônia e Mineiros.
A GO-206, que aguarda a finalização do anteprojeto, vai receber 68,37 quilômetros de pavimento do entroncamento da GO-178 até a GO-184. Seu traçado impacta os municípios de Jataí, Aporé, Caçu, Serranópolis e Itarumã. A GO-220, também pendente do anteprojeto, receberá 45,20 quilômetros do entroncamento da GO-341 até Perolândia, beneficiando também os municípios de Caiapônia, Jataí e Mineiros. O Ifag pretende conduzir todo o processo de seleção da empresa que será responsável pela obra ainda neste ano para que as obras dessas duas rodovias tenham início em 2026, imediatamente após o período chuvoso.
As sete obras sob gestão do Ifag a partir de recursos do Fundeinfra receberão investimentos totais de R$ 1,145 bilhão.
O Ifag também foi convidado pelo Governo de Goiás para assumir a gestão das obras de outras cinco rodovias, que serão objeto de aditivo ao Termo de Cooperação. Trata-se das GO-435, no trecho entre a BR-414 e BR-251, nos municípios de Cocalzinho e Padre Bernardo; a GO-206, em Chapadão do Céu; a GO-439, em Pilar de Goiás; a GO-455, entre a BR-153 e o Trevinho de Colinaçu (Pau Terra); e a GO-341, em Perolândia. O aditivo prevê um acréscimo de R$ 400 milhões ao R$ 1,145 bilhão inicial.