IFAG estima queda na produtividade de 38% no milho safrinha em Goiás

Imagem

Em pesquisa realizada com produtores e técnicos em todas as regiões do estado, entre os dias 11 e 14 de maio, o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG) estima que a produtividade do milho 2ª safra deverá ser 38% menor. Tal fato tem como motivação, o pouco volume de chuvas registrado até o momento, aliado ao atraso no plantio da segunda safra neste ano.

Assim, no plantio era esperada uma produtividade média em Goiás de 107 Sc/ha para o milho 2ª safra. Com toda a situação pela que as lavouras tem passado, a expectativa é de que o rendimento médio alcance apenas 66 Sc/ha.

Com uma área destinada a cultura no estado de 1,66 milhões de hectares, é esperado uma produção de milho, na 2ª safra, de 6,59 milhões de toneladas. No inicio da safra o volume esperado era de 10,62 milhões de toneladas.

É preciso lembrar que tal cenário é uma expectativa frente a situação atual da safra, porém a situação pode se agravar ainda mais, caso as condições climáticas sejam mais desfavoráveis.

Comunicação Sistema Faeg/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

III

III Corrida Senar 2025 reúne mais de 1.400 participantes neste domingo

Expedição

Expedição Safra Goiás aponta queda na produtividade da soja, custos altos de produção e redução de lucro

Diagnóstico

Diagnóstico das lavouras do estado será apresentado nesta sexta-feira

Imagem