Ifag se reúne com Fapeg para discutir sobre Projeto SIGA GO

Imagem

Na tarde da última segunda-feira (03), o diretor executivo do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Edson Novaes e o coordenador técnico, Fernando Borges, se reuniram com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Domingos Vieira e o diretor científico, Marcos Fernando Arriel. O objetivo principal da reunião foi para tratar sobre o projeto Sistema de Informações Geográficas da Agropecuária do Estado de Goiás - SIGA-GO.

Os objetivos são definir e caracterizar unidades de relevo como suporte para a análise dos resultados obtidos pelo mapeamento das culturas agrícolas, realizar o balanço agroclimático das culturas de grande expressão em Goiás, criar uma Plataforma Web para disponibilizar dados estatísticos e geoespaciais da evolução de plantio, desenvolvimento, colheita e produtividades médias das culturas de grande expressão em Goiás, bem como identificar e disponibilizar localização e informações das Unidades de Armazenamento de Grãos, Frigoríficos, Laticínios e Agroindústrias em todo Estado.

De acordo com Borges, o Ifag protocolou o projeto no início de 2019 e aguarda a deliberação do Conselho Superior da Fapeg. Na ocasião, o presidente da Fundação ressaltou a importância da integração entre as instituições que trabalham projetos correlatos em Goiás. “O Ifag se coloca à disposição para agregar novos projetos que envolvam o fortalecimento da agropecuária goiana,” salientou o coordenador técnico do Instituto, Fernando Borges. Com mais de dez anos de existência, a Fapeg é um marco na trajetória do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no estado.

imagem: Divulgação

Comunicação Sistema Faeg/senar


Veja também

CNA

CNA avalia que redução de PIS/Cofins sobre diesel pode mitigar impactos da alta dos combustíveis.

Academia

Academia de Formação do Senar Goiás divulga resultado preliminar das primeiras etapas do processo seletivo 2026

Mulheres

Mulheres conquistam espaço na mecanização agrícola por meio de cursos do Senar Goiás

Imagem