ILC de novembro 2021 apresenta queda nos preços de insumos de alimentação e alta em adubação e combustível

Imagem

O Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru em Goiás - ILC, é um indicador de referência que consiste em medir a variação dos preços dos principais insumos que compõem os custos de produção dos produtores de leite cru do Estado de Goiás.

No mês de novembro/2021, comparado com o mês anterior, observou-se uma redução no preço médio ponderado dos principais insumos que compõem o custo de produção de leite cru em Goiás. Essa queda foi influenciada principalmente pelos itens Volumoso (-10,16%) e Concentrado (-6,44%), devido à redução nos preços do milho e da soja.

O resultado geral apurou o ILC negativo de -2,73% no mês de novembro/2021, que demonstra queda na média ponderada dos preços dos principais insumos que compõem os custos de produção dos produtores de leite de Goiás no período. O insumo que teve maior alta foi o grupo suplemento mineral com 20,45%, seguido da adubação de pastagem com 13,27% e combustível com 9,01%. A energia elétrica permaneceu estável.

A Tabela 1, demonstra o cálculo das variações dos preços dos insumos e o cálculo do Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru em Goiás – ILC para o mês de Novembro/2021, tendo como base as variações nos preços dos insumos dos meses de outubro/2021 e novembro/2021, praticados no Estado de Goiás.

No acumulado dos últimos 4 meses (agosto/2021 à novembro/2021), data do início da criação do índice, o ILC apresenta resultado negativo de -1,73%, indicando queda nos preços médios ponderados dos principais insumos que compõem os custos de produção dos produtores de leite de Goiás.

Acesse o levantamento completo com os gráficos no: http://ifag.org.br/ilc/.

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Produtor

Notícias

Produtor assistido pelo Senar Goiás amplia possibilidades de mercado desenvolvendo água ardente de goiaba

Líder

Notícia

Líder GO, oferecido pelo Senar Goiás, forma primeira turma de lideranças para o agronegócio

Incêndios

Notícia

Incêndios no campo: Sistema Faeg/Senar/Ifag reforça estratégias de prevenção

Imagem