Goiás possui hoje cerca de 9 mil artesãos, com produção em todas as regiões goianas, uma atividade que tem o apoio do Senar Goiás por meio do Proarte, programa de gestão da Produção Artesanal.
A riqueza dessa atividades foi destaque na visita de autoridades, como a Primeira Dama Gracinha e o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, deputado federal Jose Mário, à Associação dos artesão de Mineiros.
Confira na reportagem da TV Brasil Central
Sobre o Programa PROARTE
O Programa de Gestão da Produção Artesanal PROARTE tem como objetivo desenvolver a Produção Artesanal de Goiás, através da qualificação das técnicas artesanais e comercialização. Para isso, oferta treinamentos de gestão da qualidade e ferramentas de Gestão de acordo com a tipologia artesanal desenvolvida pelo grupo, aplicando os conceitos de gestão, design, segurança, sustentabilidade e empreendedorismo na produção artesanal, contribuindo com o desenvolvimento da produção artesanal de Goiás nas vertentes de alimentação e nutrição e artesanato.
O PROARTE se destaca pela capacidade de despertar o espírito empreendedor de produtores de alimentos e artesãos, evidenciando as características necessárias na produção artesanal. Produtores e artesãos capacitados são capazes de identificar as tendências e necessidades do mercado, viabilizar estratégias para o desenvolvimento da produção artesanal, respeitando-se a identidade regional e as demandas de mercado.
O programa contribui também para a mobilizar e organizar grupos para a produção artesanal, fomentando o associativismo, propondo a elaboração de plano de negócios para a produção artesanal com foco no desenvolvimento de produtos que atendam as tendências e necessidades do mercado, respeitando-se a identidade regional, o uso de matérias-primas de qualidade e acabamento impecável e o uso dos ícones regionais como diferencial competitivo na produção goiana de artesanato.
E por fim, estimula a participação de produtores artesanais em feiras e outros eventos, como estratégia para expandir a comercialização. Uma vez que as Feiras de Artesanato pertencem a tradição cultural no mundo inteiro, além de serem realizadas em diversos locais de nosso Estado e país. Representa uma genuína vitrine da regionalidade e características específicas de cada lugar, evidenciando o potencial cultural, histórico, artístico, econômico, turístico, gastronômico.