Instituto CNA apresenta plataforma ID Agro às Federações de Agricultura e Pecuária

Imagem

O Instituto CNA apresentou, na segunda (14), os benefícios e as funcionalidades da plataforma de Registro de Máquinas Agrícolas (ID Agro) às federações estaduais de agricultura e pecuária e aos sindicatos de produtores rurais. A ferramenta foi lançada em novembro deste ano pela CNA e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“O ID Agro irá trazer mais segurança para o produtor, tanto para acessar o crédito rural, contratação de seguro, quanto para inibir roubos e furtos dos equipamentos e sem qualquer ônus ao produtor”, afirmou Mônika Bergamaschi, secretária executiva do Instituto CNA.

A plataforma foi desenvolvida por meio da parceria entre o Instituto CNA e a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa para registrar, inicialmente, todas as máquinas agrícolas que saem das concessionárias.

O coordenador administrativo do Instituto CNA, Carlos Frederico Ribeiro, apresentou o formato da ferramenta e o passo-a-passo que o produtor deverá seguir para fazer o registro, que é obrigatório para as máquinas que transitarem em vias públicas e tiverem as dimensões adequadas.

Segundo Ribeiro, atualmente o ID Agro está disponível para aplicativo android, onde o produtor terá acesso à ficha do bem, ao documento Renagro, ao QR Code, mensagens e comunicação de sinistro. Futuramente estará também na web e disponível para o sistema iOS.

“As notificações de roubos e furtos estão em desenvolvimento e possivelmente no início do próximo ano estarão disponíveis, sendo enviadas diretamente para os órgãos de segurança pública. Outra questão importante relacionada à segurança é a inserção do QR Code no equipamento. Quando localizado, isso irá facilitar a identificação de propriedade daquele bem, facilitando a ação dos agentes de segurança.”

Até 20 de março de 2021, a plataforma vai passar por uma fase piloto em que somente algumas revendedoras de máquinas autorizadas poderão fazer o registro de tratores novos. A partir dessa data, haverá a ampliação da rede autorizada e será possível registrar também os tratores antigos.

O ID Agro atende à lei 13.154/2015, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, e passou a exigir o registro de propriedade de tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinário agrícola ou a executar trabalhos agrícolas. Com a alteração da lei, o maquinário agrícola está dispensado do licenciamento anual e do emplacamento.

Imagem: Divulgação

Assessoria de Comunicação CNA/Sistema Faeg/Senar

Veja também

Produtor

Notícias

Produtor assistido pelo Senar Goiás amplia possibilidades de mercado desenvolvendo água ardente de goiaba

Líder

Notícia

Líder GO, oferecido pelo Senar Goiás, forma primeira turma de lideranças para o agronegócio

Incêndios

Notícia

Incêndios no campo: Sistema Faeg/Senar/Ifag reforça estratégias de prevenção

Imagem