Instituto CNA debate programas de certificação de raças bovinas

Imagem

O Instituto CNA através de transmissão ao vivo pelas redes sociais debateu as iniciativas realizadas pelas associações de criadores das raças Angus e Charolês.

Os debatedores foram o coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade da CNA, Paulo Vicente Costa, a gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina, e o coordenador do Programa Carne Charolês Certificada, Eldomar Kommers. A moderadora foi a assessora técnica do Instituto CNA, Danielle Schneider.

Os encontros vão discutir assuntos como o papel da CNA nos protocolos de raças, rastreabilidade com foco em informação para os consumidores, bonificação recebida pelo produtor, regras e requisitos para certificação dos animais e selo de certificação, entre outros.

Os protocolos de certificação de raças bovinas fazem parte de um módulo dentro do Agri Trace Rastreabilidade Animal, um sistema informatizado desenvolvido pela CNA. A ferramenta permite a bonificação dos pecuaristas pela criação de animais que atendem a requisitos de mercados específicos.

"A CNA vem pensando na pecuária enquanto cadeia produtiva, favorecendo todos os elos dessa cadeia, trazendo agregação de valor desde o produtor rural até a rede varejista e entregando para o consumidor uma carne de excelência produzida com todo o rigor e certificação pelas próprias associações", afirmou o coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade da CNA.

Conforme o Decreto nº 7.623/2011, a Confederação é gestora de protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária. Segundo Paulo Costa, todas as informações, como a propriedade rural, os meios de transporte e os processos de certificação e produção dos cortes nos frigoríficos, fazem parte do sistema. Assim, é possível unificar os dados e trazer mais transparência e garantia para o processo.

Programas - Ana Doralina fez uma apresentação sobre o Programa Carne Angus Certificada, que existe desde 2003 e conta com 10 mil produtores envolvidos atualmente. Ela falou sobre a história da raça, principais características e o padrão de certificação Angus.

"É muito importante essa integração da cadeia produtiva. Temos que comunicar o trabalho realizado pelas associações de raça dentro da cadeia, para produtores e indústrias, mas também externamente para os consumidores, que são o nosso foco principal", disse.

Mais recente, o Programa Carne Charolês Certificada foi criado em 2014, mas já apresenta evolução. De 2017 a 2020, houve um crescimento de 60% na certificação de carcaças e a adesão de mais de 400 criadores ao programa da raça francesa.

"Os protocolos da rastreabilidade são essenciais para produzirmos essa carne de qualidade superior, que ajuda tanto o produtor como também o consumidor brasileiro", declarou Eldomar Kommers.

A próxima live acontecerá no dia 10 de agosto, às 17h, e abordará os programas Carne Hereford Certificada e Carne Devon Certificada.

Fonte: CNA

Áreas de atuação

Veja também

CNA

Notícias

CNA avalia que redução de PIS/Cofins sobre diesel pode mitigar impactos da alta dos combustíveis.

Academia

Notícias

Academia de Formação do Senar Goiás divulga resultado preliminar das primeiras etapas do processo seletivo 2026

Mulheres

Notícia

Mulheres conquistam espaço na mecanização agrícola por meio de cursos do Senar Goiás

Imagem