Na tarde desta terça-feira (18), professores participaram de jogos cooperativos durante a abertura da primeira turma de educadores a serem capacitados pelo Programa Agrinho 2014, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás. Até a próxima sexta-feira (21), cerca de 130 educadores de diferentes cidades do estado receberão orientações sobre como desenvolver trabalhos sobre o tema “Esporte, Lazer, Cidadania e Meio Ambiente” para participar do concurso.
Os jogos mesclaram atividade física e música como modo de inserir os professores nas discussões referentes ao tema deste ano. A professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG)e especialista em arte-terapia, Joelma Cristina Gomes, ministrou as atividades para transmitir aos professores, de forma prática, como as relações de cooperação são importantes para as realizações humanas. "Queremos mostrar que o esporte não precisa ser competitivo para ser divertido. O objetivo é reforçar esses conceitos durante a capacitação, para que os professores possam levá-los para a sala de aula”, explicou.
Inscrito pelo segundo ano consecutivo no Programa Agrinho, o professor Junior César, da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, de Campinaçu, aprovou as atividades que deram início à capacitação. “Achei a atividade bem descontraída e dinâmica. Com a Copa do Mundo aí, o tema deste ano é ainda mais interessante”, elogiou.
Durante a palestra de abertura, o professor de educação física Orley Olavo Filemon falou aos professores sobre a importância da atividade física para a qualidade de vida.
Programa destaque
Flávio Henrique Silva, chefe do departamento técnico do Senar Goiás, comentou a importância do programa para o cumprimento do compromisso social da instituição. “O Agrinho é um dos programas mais valorizados pelo presidente José Mário Schreiner, que acompanha cotidianamente o desenvolvimento do projeto. Ver professores novos aqui mostra que o programa continua crescendo e evidenciam o tamanho da nossa responsabilidade com esse projeto”, destacou.
O presidente do conselho administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, justificou os esforços em fazer do Agrinho o maior programa da casa. “O programa é importante porque lida com as nossas crianças, que irão definir os nossos destinos. Por mais que seja investido em tecnologia para a educação, o ensino só irá melhorar no país com o envolvimento dos professores”, destacou.
Agrinho
Há sete anos, o Senar Goiás realiza o Programa Agrinho envolvendo crianças da educação infantil e do ensino fundamental da Rede Pública em atividades pedagógicas relacionadas a temas como cidadania, meio ambiente e responsabilidade social. Por meio de um projeto de promoção social, o Agrinho premia trabalhos de alunos e professores referentes aos diferentes temas, que são definidos a cada ano.
Os prêmios podem ser disputados nas categorias Redação, Desenho, Desenho Especial, Escola Agrinho e Experiência Pedagógica. Os trabalhos de professores e estudantes concorrem a prêmios que vão de câmeras digitais a um automóvel zero quilômetros.