Gilmara Roberto
O Governo de Goiás inaugurou, nesta segunda-feira (26/05), a unidade do Vapt-Vupt Ambiental, no Setor Leste Universitário. O órgão foi instalado no prédio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás (Semarh), na 11º Avenida. A cerimônia foi realizada com a presença do governador Marconi Perillo e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, que assinou o protocolo de intenções da unidade.
O objetivo do Vapt-Vupt Ambiental é conferir celeridade a processos ambientais, tais como licenças e outorgas. Associados aos processos que agora podem ser cadastrados pela internet, a implantação do órgão integra o projeto de reformulação do sistema de protocolos e análise de processos ambientais realizados pela Semarh.
Para José Mário Schreiner, a unidade é uma forma de garantir que o desenvolvimento das atividades empresarias, seja no campo ou na cidade, se efetive de maneira mais ágil. “Produtores rurais e empresários da área urbana sentem dificuldade, principalmente no que se refere a burocracia e demora nas liberações ambientais. O setor produtivo ganha muito a partir do momento em que passamos a ter um Vapt-Vupt Ambiental, onde os processos podem ganhar rapidez, principalmente nas atividades de baixo e baixíssimo impacto ambiental. Vai ajudar muito e fazer com que a economia e o desenvolvimento do Estado de Goiás possam ganhar celeridade”, considerou.
O governador Marconi Perillo declarou que determinar uma unidade específica do Vapt-Vupt para atender as demandas ambientais é uma busca por garantir ao setor a qualidade no atendimento já reconhecida pela população nas outras 53 unidades de todo o Estado. “Essa unidade resgata nosso compromisso com a agilidade e boa prestação do serviço público. Nosso próximo passo é garantir que mais serviços possam ser realizados pela internet”, anunciou o governador.
Jacqueline Vieira da Silva, secretária do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás (Semarh), declarou que, com a unidade inaugurada, os trabalhos pela realização de serviços online serão prioridades na pasta. “Oferecer os serviços pela internet é uma forma de buscar com que os processos transcorram de forma célere e segura, sem prejuízos para o povo e sem descontrole do poder público”, considerou.
Também participaram da inauguração o vice-presidente Institucional da Faeg, Bartolomeu Braz Pereira, o secretário de Gestão e Planejamento e deputado federal, Leonardo Vilela, a presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Helenir Queiroz, do Presidente da Federação das Indústrias do Estados Goiás (Fieg), Pedro Alves de Oliveira, além de prefeitos e autoridades de diversos municípios de Goiás.
{responsivegallery}2014/reunioes-e-palestras/vapt-vupt-ambiental{/responsivegallery}