AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Juscelândia tem sábado de saúde e cidadania gratuito

Imagem

DestaqueMurillo Soares

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, muitos indagam por quê a instituição e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) levam serviços de saúde e cidadania ao interior. Ele, então, responde: “nossa maior riqueza são as pessoas; temos que nos preocupar com elas”. Com esse objetivo, a equipe do Faeg/Senar em Ação visitou Juscelândia, distrito do município de Goianésia no último sábado (30). Durante o dia, houve atendimentos relacionados à saúde nas seguintes especialidades: clínica geral, cardiologia, ginecologia, pediatria, urologia, dermatologia, odontologia e oftalmologia.

Outros serviços, como teste de glicemia, aferição de pressão, exame Papanicolau, PSA, Cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), Eletrocardiograma e orientações com um fisioterapeuta também estava disponíveis. No que diz respeito à cidadania, houve cadastro de CPF, tirar fotografia, emitir identidade, cortar o cabelo e conferir os cursos do Senar Goiás que estarão em demonstração. Além disso, a Equipe Divina Luz prestou Assessoria Jurídica a quem necessitou.Familia personagem

Maria Zilda Gonçalves Silva, 35, chegou bem cedo com a mãe, Tereza Casemira Silva, 67, e a filha Mariana, 4, para aproveitar esses serviços. A prioridade das duas era ir ao dentista, mas, com tantas especialidades, disseram que aproveitariam mais serviços. Além disso, elogiaram o atendimento dos voluntários que as atenderam. O mesmo para Cléssia Cristina, 34, que procurou um oftalmologista. “Neste momento de crise pelo qual passamos, esses atendimentos são de muita ajuda”, disse.

Otávio LageMoradora do distrito de Cafelândia – também parte de Goianésia –, contou que, de uns tempos para cá, tem sofrido com dores de cabeça bem fortes e, por isso, foi ao Faeg/Senar em Ação. Caso não seja um problema oftalmológico, o clínico geral poderia dar-lhe algum diagnóstico. “Aqui está muito bom. Há especialistas os quais é difícil conseguir consultas normalmente”, vibrou.

Parceria e resultado

De acordo com o presidente do Sindicato Rural (SR) de Goianésia, Abel Ribeiro, parte importante da realização do evento foram as pessoas e entidades que ajudaram a fazê-lo possível: os parceiros. José Mário completou a ideia, afirmando que “sozinhos andamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”. Neste time está a Usina Jalles Machado, cujo diretor, Otávio Lage, estava presente e se encantou com o trabalho feito pela Faeg e pelo Senar.

Parte dessa reação positiva de Lage se deve aos números do SR do município. Segundo Abel, foram mais de 340 cursos e mais de 4 mil pessoas capacitadas. Destas, conforme disse, 80% estão trabalhando. “O Sindicato Rural não é elite. Olhamos principalmente para os pequenos produtores e para aqueles que procuram qualificação no agro”, sublinhou. “O que estão fazendo aqui deve ser continuado e expandido”, completou o diretor da Jalles Machado.ZM

Não apenas o trabalho de capacitação do Senar Goiás em parceria com o SR, mas também o fato de levar saúde e cidadania àqueles que realmente precisam daqueles serviços – tecla na qual o presidente da Faeg bate constantemente. “Quanto custa uma consulta ‘dos olhos’ aqui?”, indagou José Mário. “R$ 220”, soprou alguém da plateia.

“Para muitos, esse valor não parece ser muita coisa, mas há uma grande parcela da população que não pode tirar essa quantia da renda mensal”, falou. “É por isso que precisamos investir cada vez mais nas pessoas e fazer com que todos tenham pelo menos o mínimo de acesso a esses serviços”, finalizou Schreiner.

Áreas de atuação

Veja também

Rotação

Rotação de culturas e ATeG do Senar Goiás ajudam a ampliar renda de produtor rural

II

II Mulheres em Campo discute porquê o olhar feminino traz bons resultados porteira adentro

Queimadas

Nota Oficial

Queimadas : Nota oficial do Setor Produtivo

Imagem