AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Leite é tema de concurso de redação da rede estadual

Imagem

copoleiteCom o objetivo de divulgar a importância do leite na alimentação diária e incentivar o consumo do alimento e seus derivados entre as crianças e os jovens, a Gerência de Merenda Escolar, da Secretaria de Educação de Goiás, realizou, neste ano, o concurso de redação sobre o tema. A cerimônia de premiação do concurso de redação Vida Longa ao Leite, será realizada na próxima quarta-feira (16), às 9h, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em Goiânia.

Lançado em maio, o concurso avaliou redações com o tema: A importância do leite na vida! com estudantes de até 15 anos, regularmente matriculados na rede pública estadual de ensino fundamental e médio. Foram recebidos trabalhos de 1180 unidades escolares, sendo duas de cada escola. Serão premiadas as três melhores redações com um tablet, um videogame e uma câmera digital para primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

O Sistema Faeg/Senar e o Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite) são apoiadores do concurso e avaliaram as informações técnicas presentes nas produções dos estudantes concorrentes

Valor nutricional

Segundo a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Rosangela Zoccal, o leite é o alimento natural com grande concentração de cálcio, que é essencial para a formação e manutenção dos ossos, além de minerais como fósforo, selênio, zinco, manganês e magnésio. As proteínas do leite são completas e propiciando a constituição e conservação dos tecidos. No leite também se encontra grande concentração de vitamina A, B1, B2 e minerais que favorecem o crescimento e à manutenção de uma vida saudável.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira todos devemos consumir pelo menos três porções de leite ou de seus derivados por dia. A indústria de laticínio tem potencializado o valor nutritivo dos produtos lácteos. No mercado há uma série de bebidas lácteas enriquecidas com vitaminas, minerais e ômegas, assim como, leites especiais para as pessoas que não conseguem digerir a lactose.

A pesquisadora explica que o leite é essencial para crianças e adolescentes, e diz ser um erro pensar que o leite não é importante na fase adulta. “Beber dois copos por dia garante uma vida saudável na maturidade e ajuda a evitar problemas na terceira idade”, ressalta. Estudos provam que o seu consumo diário reduz a incidência de osteoporose e previne doenças nutricionais como o escorbuto e o raquitismo.

Ficha Técnica

Concurso de redação Vida Longa ao Leite

Data: 16/10/2013

Hora: 9h

Local: Auditório da Faeg, Rua 87, nº 662, St. Sul – Goiânia

Áreas de atuação

Veja também

Terminam

Oportunidade

Terminam nesta terça (11) as inscrições para a academia de formação do Senar Goiás com pagamento de bolsa de até R$2.500,00

Desafio

Evento

Desafio AgroStartup 2024: maior maratona de inovação no agro do país começa neste fim de semana

ATeG

Notícia

ATeG do Senar Goiás ajuda no desenvolvimento do cultivo de figo

Imagem