Levantamento aponta queda na produção de grãos em Goiás

Imagem

jose medeirosed. globoEm Goiás, quarto maior estado produtor de grãos no país, as expectativas divulgadas nesta quinta-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontam queda na produção total variando de 2,7 a 4,0%. As estimativas da entidade para a produção do estado é de 21 a 21,3 milhões de toneladas – resultado inferior ao ano passado, quando foram produzidas 21,9 milhões de toneladas.

“Este cenário é esperado principalmente pela redução na produtividade média das lavouras, que no ano passado alcançou melhor resultado já registrado no estado”, explica o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Cristiano Palavro.

Para o milho verão, Goiás deverá apresentar uma redução na área plantada variando de 8 a 12%, que somada a expectativa de produtividade média 3,3% menor que no ano anterior, resultará numa produção total de aproximadamente 1,8 milhão de toneladas. Já para a soja, a Conab aponta um crescimento na área plantada, variando de 0,5 a 2,5%, porém com a queda na produtividade média (-7,4%) em relação ao ano anterior, a oleaginosa deverá obter uma produção total de cerca de 10,16 milhões de toneladas, resultado 6% inferior às 10,81 milhões de toneladas obtidas em 2017.

Entre as demais culturas, destaque para o aumento esperado na produção de algodão (+0,8%) e as quedas na produção de arroz (-3,5%) e feijão 1ª Safra (-3,0%).

Assessoria de Comunicação Sistema Faeg Senar Goiás

Telefone: (62) 3096-2113

sistemafaeg.com.br

twitter.com/ SistemaFaeg

facebook.com/ SistemaFaeg

instagram.com/ SistemaFaeg

flickr.com/ sistemafaeg

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem