Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Imagem

Conheça a Plataforma Talentos do Campo do Senar Goiás, que conecta trabalhadores e empresas rurais com agilidade e formação personalizada

A rotina no campo está cada vez mais conectada à tecnologia, e essa transformação também é constante nas formas de contratação de profissionais, que demandam cada vez mais dinamismo. Seguindo essa tendência, a plataforma Talentos do Campo, iniciativa do Senar Goiás, tem aproximado quem procura trabalho de empresas rurais que estão ofertando vagas.

Um dos sucessos da plataforma está relacionado ao auxílio às empresas rurais que demandam uma grande quantidade de trabalhadores polivalentes, ou seja, por períodos. Na Gissara Agropecuária, em Goianésia, onde o foco é o cultivo de seringueira e a produção de látex, a última temporada de colheita contou com a contratação de colaboradores por meio do chatbot, outra ferramenta do Talentos do Campo, que permitiu agilidade no processo de seleção.

Micaele Teixeira Almeida, de 23 anos, que mora em Goianésia, foi uma das primeiras contratações por meio desse sistema. “O processo foi rápido e prático. Levei os documentos no dia 15 e no dia 16 comecei a trabalhar.”

O trabalho braçal vem como um começo para algo maior, com os ganhos da temporada. “Eu coleto, sangro as árvores, abro painéis, coloco bicas, faço tudo relacionado à seringueira. É o começo de um caminho que eu espero que me traga a possibilidade financeira de empreender e realizar meu sonho de ter um bar”, planeja.

Atualmente, a plataforma Talentos do Campo está com mais de 140 vagas abertas para as mais diferentes funções e com salários que podem superar os R$ 10 mil. “Nós atendemos muitas empresas rurais, fazendas que precisam de mão de obra mais braçal, mas temos muitas vagas para funções que exigem qualificação específica, e, claro, os ganhos acompanham essas exigências. Podemos citar, por exemplo, vagas como gerente agropecuário, analista contábil, analista de faturamento, técnico agrícola, piloto de drone agrícola, operador de pulverizador, operador de pivô, ordenhador, caseiro, serviços gerais e muito mais”, exemplifica Ana Claudia, supervisora do Talentos do Campo.

Na plataforma https://talentosdocampo.com.br é possível que as empresas, após fazerem um cadastro, possam ofertar as vagas. Quem procura trabalho também pode cadastrar o currículo, acessar as ofertas de serviço disponíveis e se candidatar. “Hoje temos mais de 12 mil talentos cadastrados na plataforma, fortalecendo a conexão entre quem busca oportunidades no campo e quem precisa de profissionais capacitados”, informa Ana Claudia.

Empresas com muitas vagas ou demandas constantes de contratação também podem contar com o apoio de tutores do Talentos do Campo para um trabalho exclusivo de recrutamento.

O trabalho dos tutores do Talentos do Campo consiste em um atendimento in loco e personalizado. A partir do momento da adesão ao programa, as propriedades passam a receber assistência. A equipe ajuda a mapear, lançar e divulgar as vagas, além de fazer a triagem e direcionamento dos talentos para a propriedade. Também é feita a identificação da necessidade de criação de trilhas de formação, auxiliando na execução e na observação dos talentos participantes. Essa observação permite dar um direcionamento ao empregador, indicando aqueles que se destacaram durante a formação, destaca Hellen Shannara, uma das tutoras do programa.

A MPK Empreendimentos de Formosa, é uma das empresas que conta com esse auxilio da tutoria. “Nós atuamos no ramo voltado para o ciclo do boi, com silagens, plantio de soja, milho e sorgo, confinamento. Somos sete empreendimentos em Goiás, Pará, Maranhão e um fora do país, nos Estados Unidos, com reprodução de equinos de raça. O feirão de empregos promovido por meio do Talentos do Campo foi um evento muito importante para nosso RH. Conseguimos preencher duas vagas das quatro ofertadas naquela ocasião e recolhemos dados, currículos e contatos de candidatos para análise. Esse trabalho mudou a nossa maneira de contratação aqui no RH e agora retomamos as entrevistas presenciais com mais contato direto”, detalha Shirley Souza, gestora de recursos humanos.

“Hoje, um dos principais desafios para a efetivação das contratações é encontrar o talento certo. Para que o programa alcance completamente o público-alvo, nossos tutores estão visitando as fazendas com acompanhamento assistido e orientando sobre as várias estratégias disponíveis para facilitar o preenchimento dessas vagas. Cabe aqui destacar também o desenvolvimento de nossa IA via WhatsApp (chatbot), para que as pessoas possam se cadastrar e se candidatar a vagas por meio desse chat tão popular. Além disso, estamos empenhados em promover feirões de emprego locais, onde intensificamos a divulgação do evento na cidade, buscamos vagas e executamos a ação. Isso tem trazido resultados mais assertivos. Nossas trilhas de formação personalizadas têm trazido um grande diferencial para as demandas das empresas e fazendas. Um grande exemplo foi a Oficina de Robótica que desenvolvemos na Fazenda Reunidas Baumgart, em Rio Verde (Goiás). Eles buscavam por um perfil agronômico, mas que tivesse conhecimento na área de robótica. Nesse momento entrou o Talentos do Campo para formar essa habilidade nos candidatos. Atualmente, algumas trilhas estão sendo desenvolvidas para outras empresas”, conta Pedro Camilo, diretor de T.I. do Senar Goiás.

Dentro desses pilares para promover a empregabilidade no estado, o Fórum de Carreiras, que é a apresentação do Programa Talentos do Campo, tem se mostrado uma ferramenta importante. “No Fórum de Carreiras apresentamos o programa e tudo o que podemos oferecer como diferencial. Dentro desse diferencial estão as trilhas. Nelas apresentamos o portfólio do Senar trabalhado com o intuito de contratação. Se uma fazenda precisa de um vaqueiro, por exemplo, nós treinamos dentro das especificações da fazenda com base no nosso portfólio. Podemos realizar um curso, treinar 15 pessoas e repassar o feedback de como cada uma se saiu no curso, indicando quem será o melhor para contratar dentro das especificações que a empresa nos passa”, detalha a supervisora do Talentos do Campo.

Empresas, fazendas e profissionais interessados podem se cadastrar e acessar as oportunidades pelos seguintes canais: https://talentosdocampo.com.br, WhatsApp (62) 99403-9328 e também pelo Instagram @talentosdocampo.

Veja mais conteúdos na Revista Campo.

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza aulões especiais de ENEM

Imagem