AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Mapa visita municípios goianos para avaliar produção de banana

Imagem

2014-03-11 - Jana TomazelliMesmo estando entre uma das regiões que mais produz banana no Brasil, Goiás ainda enfrenta problemas para consolidar o cultivo da fruta. Tudo porque quando a prática é feita sem o sistema de irrigação em algumas regiões específicas, a produção é cerceada por uma portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que define o zoneamento destas áreas. Na tentativa de resolver o impasse, uma equipe técnica formada por representantes do setor, como a Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), visita, nesta quarta-feira (12/3), propriedades rurais nos municípios goianos de Itaquari, Itaguaru e Uruana.

A visita técnica é necessária já que, na prática, a produção de bananas de sequeiro em algumas regiões de Goiás existe há muito tempo e vem se desenvolvendo relativamente bem. O que impede a consolidação da prática é a dificuldade encontrada pelos produtores de conseguirem liberação de crédito custeio junto às entidades financeiras e ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), devido a restrição resultante da portaria do Mapa.

Acompanham os técnicos da Feag, além do Mapa, representantes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Secretária de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (Seagro) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás (Emater).

A Faeg objetiva dar suporte aos produtores, em sua maioria de pequeno porte, que geram desenvolvimento e renda aos municípios. Na ocasião, o órgão será representado pelo assessor técnico para a área de fruticultura, Alexandro Alves.

Cultivo

A cultura da banana hoje alcança uma amplitude considerável, e ocupa a primeira posição em área de produção de frutas em Goiás com uma área aproximada de 10 mil hectares. Somente em 2013, foram 11.745 hectares de área plantada, que corresponde a 37,14% da produção de fruticultura no estado.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com um Valor Bruto da Produção alcançando a ordem dos R$ 94 milhões no ano, Goiás também o maior número de produtores no seguimento de fruticultura, praticamente todos familiares, chegando a mais de dois mil no total.

Áreas de atuação

Veja também

Rotação

Rotação de culturas e ATeG do Senar Goiás ajudam a ampliar renda de produtor rural

II

II Mulheres em Campo discute porquê o olhar feminino traz bons resultados porteira adentro

Queimadas

Nota Oficial

Queimadas : Nota oficial do Setor Produtivo

Imagem