Missão Técnica do Sistema Faeg/Senar e Sebrae Goiás leva produtores rurais goianos aos EUA para fortalecer a agricultura no estado

Imagem

Entre os dias 23 e 30 de agosto, uma comitiva de 40 produtores rurais goianos, diretamente envolvidos com a agricultura, participou de uma missão técnica aos Estados Unidos, organizada pelo Sistema Faeg/Senar e Sebrae Goiás. Na comitiva, participaram os vice-presidentes da Faeg, Eduardo Veras, Armando Rollemberg e Ailton Vilela, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos, acompanhados por agricultores, empreendedores e dirigentes sindicais comprometidos com o desenvolvimento do agronegócio no estado. A missão contou com a presença de Marcos Fava Neves, o Doutor Agro, que integrou o grupo durante toda a viagem.

O objetivo da missão foi proporcionar uma imersão nas práticas, tecnologias e modelos de gestão que impulsionam o sucesso da agricultura americana. Durante a viagem, a delegação visitou centros de pesquisa renomados, como o National Laboratory for Agriculture and the Environment do USDA, e o departamento de agronomia da Universidade de Iowa. Além disso, os participantes vivenciaram a operação da Finch Farm, uma referência em agricultura de precisão e sustentabilidade.

O roteiro incluiu também visitas a uma unidade da BASF, líder em soluções para o agronegócio, e à indústria de etanol de milho Lincolnway Energy. A delegação conheceu a maior unidade industrial da John Deere, onde foi possível observar o impacto da mecanização no campo. Outro ponto de destaque foi o diálogo com líderes do Farm Bureau, a maior organização de agricultores dos EUA, e dois dias de imersão na Farm Progress Show, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo.

Durante a missão, os participantes obtiveram informações valiosas sobre o mercado agrícola americano e as mudanças tecnológicas em curso, especialmente no contexto de uma menor disponibilidade de mão de obra tanto nas fazendas quanto nas indústrias. A experiência foi marcada por um intenso aprendizado técnico, networking estratégico e a descoberta de novas oportunidades de negócios, tudo isso em um ambiente internacional dinâmico e inovador.

Os conhecimentos adquiridos ao longo da missão reforçam a necessidade de adotar tecnologia avançada, gestão profissionalizada e práticas sustentáveis nas propriedades rurais de Goiás. Ao retornarem, os produtores trazem novas ideias e estratégias que prometem fortalecer o agronegócio goiano, promovendo inovação e competitividade no setor. A missão técnica foi uma oportunidade de troca de experiências e abriu novas perspectivas para o desenvolvimento do agronegócio em Goiás.


Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Novo

Infraestrutura

Novo Instrumento de Convocação é Publicado - Pavimentação da Rodovia GO-147

Imagem