Modelo Simplificado do Programa de Regularização Ambiental será implantado em Goiás

Imagem

O Sistema FAEG/SENAR (composto pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás, Sindicatos Rurais e Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás) e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de realizaram nos dias 02 e 03 de setembro a I Oficina de Planejamento para Elaboração de Modelo Simplificado do Programa de Regularização Ambiental (PRA) para o Estado de Goiás.

O grupo de trabalho se baseou nos resultados do Projeto Biomas, Webambiente e Estratégias de ATeG/ATER no contexto do Estado, tendo como parceiros: a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a EMBRAPA e a Cooperação Brasil & Alemã, por meio da Agência GIZ.

Claudia Mendes, assessora técnica da CNA que também é coordenadora do Projeto Biomas explica que ele foi criado em 2010, com os objetivos principais de realizar pesquisas para mostrar como o produtor pode usar a árvore nas propriedades rurais para fins tanto ambientais quanto econômico e se propõe ainda a contribuir com as discussões sobre legislação ambiental.

Tudo originou com o código florestal, que definiu as regras para que o produtor rural se adeque ambientalmente por meio do Programa de Regularização Ambiental (PRA). O Projeto Biomas viu uma lacuna muito grande de informações sobre como o produtor pode fazer a adequação de sua propriedade rural, como recuperar com menor custo possível e como recuperar tendo um retorno econômico.

“Como o “Biomas” tem uma série de resultados importantes para contribuir com essa discussão, a gente está discutindo a criacao de um projeto piloto chamado “PRA Simplificado”, juntando o Setor produtivo, representado pela Faeg, o Senar Goiás e o setor ambiental. Nossa ideia é pegar uma área piloto e implantar esse modelo simplificado. Se der certo podemos expandir para outras propriedades” destacou.


Comunicação Sistema Faeg Senar

Imagens: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem