AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Modelo Simplificado do Programa de Regularização Ambiental será implantado em Goiás

Imagem

O Sistema FAEG/SENAR (composto pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás, Sindicatos Rurais e Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás) e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de realizaram nos dias 02 e 03 de setembro a I Oficina de Planejamento para Elaboração de Modelo Simplificado do Programa de Regularização Ambiental (PRA) para o Estado de Goiás.

O grupo de trabalho se baseou nos resultados do Projeto Biomas, Webambiente e Estratégias de ATeG/ATER no contexto do Estado, tendo como parceiros: a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a EMBRAPA e a Cooperação Brasil & Alemã, por meio da Agência GIZ.

Claudia Mendes, assessora técnica da CNA que também é coordenadora do Projeto Biomas explica que ele foi criado em 2010, com os objetivos principais de realizar pesquisas para mostrar como o produtor pode usar a árvore nas propriedades rurais para fins tanto ambientais quanto econômico e se propõe ainda a contribuir com as discussões sobre legislação ambiental.

Tudo originou com o código florestal, que definiu as regras para que o produtor rural se adeque ambientalmente por meio do Programa de Regularização Ambiental (PRA). O Projeto Biomas viu uma lacuna muito grande de informações sobre como o produtor pode fazer a adequação de sua propriedade rural, como recuperar com menor custo possível e como recuperar tendo um retorno econômico.

“Como o “Biomas” tem uma série de resultados importantes para contribuir com essa discussão, a gente está discutindo a criacao de um projeto piloto chamado “PRA Simplificado”, juntando o Setor produtivo, representado pela Faeg, o Senar Goiás e o setor ambiental. Nossa ideia é pegar uma área piloto e implantar esse modelo simplificado. Se der certo podemos expandir para outras propriedades” destacou.


Comunicação Sistema Faeg Senar

Imagens: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Start

Notícias

Start Agro Innovation 2025: rumo ao Agro 5.0 com tecnologia e inovação

Aberto

Notícias

Aberto processo seletivo interno simplificado para formação de cadastro para conselheiro da representação da Faeg no Conselho Administrativo Tributário - CAT

Novidade:

Notícias

Novidade: Senar Goiás disponibiliza curso gratuito LiderAgro: Inteligência Artificial no Agro

Imagem