Campo Saúde leva atenção básica ao Entorno do DF

Imagem

Santo Antonio-Presidente“A população goiana merece ter acesso à saúde e cidadania.” Foi com essa frase que o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, recebeu os moradores de Santo Antônio do Descoberto, em mais uma ação do Campo Saúde. O evento foi realizado na manhã deste sábado, 23, na Creche Municipal Maria Onório. José Mário destacou a atuação do Sistema nesses últimos dias. “Nosso objetivo é atender a todos. Ontem (22), fizemos essa ação em Águas Lindas, hoje, aqui e logo mais, vamos para Goiatuba. As pessoas merecem essa atenção especial”, disse.

O presidente agradeceu a forma com que foi recebido no município de Santo Antônio do Descoberto e elogiou os parceiros pela realização do programa. “Estamos felizes com a parceria da Prefeitura Municipal que nos fazem avançar na melhoria de vida da população”, explicou. Ele comentou que as autoridades e entidades precisam se aproximar mais das pessoas carentes, ouvir seus anseios e disse que as ações do Campo Saúde confortam o coração e animam o trabalho em busca de um País mais justo.

Esse também é o pensamento do vice-prefeito Valter da Guarda Mirim, que estava representando o prefeito do município. “Essa é a primeira grande ação que recebemos em Santo Antônio, e estamos muito satisfeitos. A população tem o direito de exercer a cidadania. O prefeito, Itamar Lemes, não pode comparecer devido a compromissos em Goiânia., mas, ele se sente feliz em saber que a nossa população está sendo tão bem atendida”, disse.

Atendimentos

Santo Antoniio-CalixtoValdivino Calixto, 55, foi em busca de atendimento com o Clínico Geral. Há dois dias, ele passou mal e teve um desmaio. O resultado foi um corte na testa e diversos pontos. “Eu tive uma queda de pressão, cai e bati com o rosto na pia. O que me preocupa é a dor que estou sentindo”, conta ele.

O senhor Calixto explica que é hipertenso, e pode ter sido o excesso de medicamentos que o fez desmaiar. “Tem muito tempo que não faço um acompanhamento médico. Minha receita venceu faz tempo. Conseguir médico em Santo Antônio é muito difícil”, justifica Calixto que saiu da consulta mais tranquilo. “A médica me explicou que a dosagem do remédio está alta. Preciso trocar os comprimidos e fazer um exame para ter certeza de que a pancada não causou nenhum dano”, fala.

Santo Antonio-ApolinarioCom a idade já avançada e com dificuldades de caminhar, o aposentado de 90 anos, Apolinário Rodrigues Gonçalves, realizou pela primeira vez o exame de PSA, que previne contra o câncer de próstata. Sua esposa, Mariene Miranda Moura, 64, conta que o marido sofre com problemas renais e realiza periodicamente sessões de hemodiálise.

Mesmo com a saúde debilitada, ela acredita que é importante buscar atendimentos médicos. “Foi um pouco difícil para ele poder vir até a escola. Nossa sorte é que moramos perto e tínhamos que aproveitar essa oportunidade.” Segundo dona Mariene, além do exame, o marido passou também no consultório do Clínico Geral. “Já que estamos aqui, vamos fazer tudo o que temos direito. Até eu vou tentar minha consulta com a ginecologista”, acrescenta a dona de casa.

Áreas de atuação

Veja também

III

Notícias

III Corrida Senar é pódio de superação em solidariedade

III

Notícia

III Corrida Senar 2026 reúne mais de 1.400 participantes neste domingo

Expedição

Notícias

Expedição Safra Goiás aponta queda na produtividade da soja, custos altos de produção e redução de lucro

Imagem