AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Município de Arenópolis recebe ações de saúde e cidadania

Faeg Senar em Ação Arenopolis Larissa Melo 61Saindo da rotina do dia-a-dia de quem mora no interior, moradores do município de Arenópolis e região dedicaram a terça-feira (31) para cuidar da saúde e buscar atendimentos de cidadania e lazer. Natihely e o filho, João Vitor Mendes, chegaram bem cedo e foram um dos primeiros a receber a senha de atendimento. Enquanto aguardavam a consulta com o médico pediatra, João Vitor brincou no pula–pula, comeu pipoca e algodão doce. “Vou colocar em dia alguns exames e ainda aproveitar para adiantar a consulta com o pediatra. O nome do meu filho estava na fila esperando uma vaga na rede de saúde. Porém, como demora a chamar, então aproveitei a oportunidade do Faeg Senar em Ação”, explica.

Assim como Natihely e João Vitor, centenas de arenopolinos participaram da segunda edição do Faeg Senar em Ação no município. O evento foi uma promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), em parceria com o Sindicato Rural (SR) de Arenópolis e a Prefeitura Municipal.

Durante todo o dia foram oferecidos atendimentos médicos de clínico geral, ginecologista, pediatria, cardiologista, atendimento de odontológico, exames preventivos para os homens de PSA, e Papanicolau para as mulheres, e ainda testes de HIV/Sífilis, exame de glicemia, aferição de pressão, como também atendimentos de vacinas e serviço de farmácia. A programação ocorreu no Posto de Saúde de Arenópolis, no centro da cidade.

Dona Vicentina Rosa de Paula, de 67 anos, deixou a atividade da fazenda para buscar atendimento. Ela vai fazer uma cirurgia e precisava fazer eletrocardiograma. “Eu já tinha procurado em Iporá, porque aqui em Arenópolis não consegui fazer esse exame. Em Iporá eu iria ter que pagar 250 reais com a consulta e o exame, com essa oportunidade, economizei esse dinheiro”, conta. Maria de Lourdes das Neves também não perdeu tempo, pegou a senha e aguardava atendimento com o médico ginecologista, além de fazer exames preventivos. “Não é fácil largar as coisas de casa para cuidar da saúde, por isso a gente acaba deixando para depois. Mas essa oportunidade é muito boa, pois resolvemos muitas coisas de uma vez. Eu também quero passar pelo clínico para um encaminhamento com o médico da coluna”, observa.

Para o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, ações como estas são importantes, pois levam assistência de saúde e cidadania à população. “É muito gratificante ver a participação dos moradores dos municípios nas ações do Faeg Senar em Ação. A população acorda cedo em busca de atendimento. Por isso, parceria com os sindicatos rurais, prefeitos dos municípios e demais envolvidos tem dado tão certo. “É justamente por meio de parcerias que conseguimos levar às pessoas tudo que elas realmente necessitam”, ressalta.

Segundo o prefeito Flávio Júnior, a edição do Faeg e Senar em Ação é a soma de esforços em benefício da população. “Foi um sucesso. Ficamos muito feliz com a participação dos moradores, acredito que superamos a primeira edição”, conclui.

Texto: Francis Telles/ Fotos: Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

Condições

Preço Hortifrutis

Condições climáticas continuam impactando nos preços de Hortigranjeiros

Cosméticos

Caso de Sucesso

Cosméticos feitos com mel: esteticista realiza sonho com ajuda da ATeG do Senar Goiás

Expandindo

Resultados

Expandindo horizontes com a ATeG do Senar Goiás

Imagem