Caravanas de 26 municípios se reuniram, na última quinta-feira (21), no município de Caiapônia para receber a certificação do Pronatec do Senar. No total, 58 turmas das Regiões Oeste e Vale do Araguaia concluíram os cursos e os alunos seguem agora, em busca de trabalho. O sonho de conseguir o primeiro emprego pode ser facilitado para mais de seis mil jovens que estão participando das formações esse ano.
Danila Machado, 16, morou a vida toda na zona rural de Iporá e, há pouco tempo, se mudou para a cidade. Estudante do 2º ano do Ensino Médio, ela participou do curso bovinocultura de leite e afirma que agora tem outros planos de formação acadêmica. “Antes, a minha maior vontade era ser policial, queria fazer Direito e prestar concurso público. Hoje, muita coisa mudou, quero me formar em Medicina Veterinária e continuar no campo”, completa.
Formada em Educação Física, a professora Rosilda Dias, 35, agora divide a carga horária entre as salas de aula e o trabalho voluntário de olericultura. “Moro em um distrito de Matrinchã e na região a mão de obra estava escassa. Decidi fazer o curso e comecei ajudando a fazer uma horta na escola. Agora, quero seguir fazendo as duas coisas”, finaliza.
Relevância
Presidente do Sindicato Rural de Caipônia, Ailton José agradeceu a oportunidade de sediar o evento de entrega de certificados. “Estes jovens estão plantando para colher no futuro. É impressionante a amplitude do Pronatec em Goiás e temos muito que agradecer ao presidente José Mário por acreditar neste projeto. Os jovens que estão aqui hoje serão responsáveis por dar sequência ao nosso trabalho”, concluiu.
Subsecretária de Educação do município de Piranhas, Eurides Maria Rosa agradeceu aos alunos presentes pelo esforço e dedicação. Além disso, afirmou que a secretaria estará sempre de portas abertas para fechar parcerias que sejam relevantes. O prefeito da cidade, Argemiro Rodrigues parabenizou a todos pelo curso e completou dizendo que não há dúvidas sobre a importância desta ação.
Presidente do Sistema Faeg/Senar e cidadão caiaponiense, José Mário Schreiner mostrou satisfação em entregar mais de 300 certificados aos alunos da região. “Não podemos nos conformar nunca, temos que ousar sempre mais. Desejo um futuro promissor a todos. Nosso Estado é muito carente de mão de obra e estamos dando a estes alunos uma nova realidade, proporcionando conhecimento. Com tudo isso, a realidade será de mais qualificação, melhores salários e mentes abertas”, finalizou.