Nascente do Vaca Brava passa a ser monitorada pelo Senar Goiás

Imagem

protecao de nascentes vaca brava goiania 20 11 2015 fredoxcarvalho 92Michelle Rabelo

Quem passou pelo Parque Vaca Brava na manhã desta sexta-feira (20) se deparou com um cenário deferente. Além da rotineira caminhada, o local ganhou uma ação voltada para a preservação do meio ambiente. Trata-se do lançamento do Programa Nacional Proteção de Nascentes, que reuniu adultos, crianças e representantes do setor agropecuário. Percorrendo vários municípios goianos em busca de aliados no trabalho em prol do meio ambiente, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), mostraram a preocupação do setor com a qualidade da água. A ação contou com a parceria da Câmara Municipal.

A iniciativa faz parte das ações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Administração Central do Senar, que em março deste ano fizeram o lançamento nacional do Programa com o objetivo de proteger e recuperar nascentes em todo o Brasil, envolvendo a participação de todos os estados. Em Goiás, já vestiram a camisa em prol do meio ambiente os municípios de Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Orizona, Itaberaí, Silvânia, Rubiataba, Alexânia, Trindade, Niquelândia, Anápolis e Ouvidor.

protecao de nascentes vaca brava goiania 20 11 2015 fredoxcarvalho 143Na manhã desta sexta-feira (20), a iniciativa contou com parceiros especiais. Os alunos da Escola Municipal Maria Camargo vestiram a camisa da proteção ao meio ambiente e sujaram as mãos plantando mudas de espécies nativas às margens da nascente. Guiados pela diretora, Meire de Fátima, o grupo ainda participou de uma palestra para entender melhor o que pode ser feito para cuidar de um dos recursos mais valiosos que existe: a água.

Ao todo, cerca de 160 nascentes já foram identificadas, cercadas, limpas, cadastradas e seguem sendo monitoradas. Trata-se das cinco etapas do Programa, que conta ainda com o controle da erosão e o replantio de espécies nativas no local. O presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, esteve no local falando sobre a iniciativa e apresentando outras ações das entidades em prol do meio ambiente, como o Programa Agricultura Urbana e o Agrinho.

Ele aproveitou para ratificar a importância da parceria entre a entidade e a Câmara Municipal. “É por meio dessa casa legislativa que ficamos mais próximos da população”, disse. Schreiner, que também é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), explica que a meta nacional é proteger mil nascentes até o final do ano, e que em Goiás o objetivo é recuperar cerca de 500 nascentes.

protecao de nascentes vaca brava goiania 20 11 2015 fredoxcarvalho 102No caso do Vaca Brava, Schreiner ainda destaca outra parte importante do trabalho em prol do meio ambiente: as parcerias. Toda a área do parque está sob responsabilidade da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e a intenção é que Faeg e Senar contribuam com o trabalho que já vem sendo realizado. “Nós vamos identificar a nascente, cadastrá-la e monitorá-la juntamente com a AMMA. Assim, se houver necessidade de cercar o local e plantar outras mudas nativas o processo será feito rapidamente”, diz. “A família Faeg e Senar Goiás também são parceiros da iniciativa. Eles irão vestir a camisa da proteção do meio ambiente e ajudar na limpeza do parque”, completa.

Áreas de atuação

Veja também

Nutrição

Notícias

Nutrição do Solo para Cultivo de Frutíferas: conheça o curso gratuito do Senar totalmente online

Plano

Notícias

Plano Safra 2025-2026 não atende as necessidades do setor rural

Produtores

Notícias

Produtores enfrentarão alta nos juros do Plano Safra 2025/2026

Imagem