Na noite do dia 30 de setembro, a nova diretoria do Sindicato Rural de Rio Verde foi empossada em uma cerimônia realizada no Salão Verde do Parque de Exposições. O atual presidente Walter Baylão Júnior que foi reeleito com 333 votos assume a instituição por mais três anos. Além da classe produtora, estiveram presentes na cerimônia autoridades locais, representantes do sistema FAEG/SENAR e familiares, que lotaram o salão para prestigiar o evento.
A mesa diretora foi composta pelo presidente Walter Baylão Júnior, pelo vice-presidente Luciano Jayme Guimarães, vice-presidente do sistema FAEG/SENAR Bartolomeu Braz, representando o presidente José Mário Schrainer, superintendente da FAEG Claudinei Rigonato e pelo secretário de ação urbana José Carlos Pimenta que representou o prefeito doutor Juraci Martins.
A solenidade iniciou com a apresentação de todos os novos componentes da diretoria e em seguida com o juramento dos eleitos, que foi conduzido pelo presidente reeleito. Após o juramento o vice-presidente do sistema FAEG/SENAR Bartolomeu Braz, realizou a entrega simbólica das chaves do Sindicato Rural ao presidente Walter Baylão Júnior.
No discurso de posse, Walter Baylão Júnior falou que quando assumiu a diretoria do Sindicato Rural, há três anos, ficou inseguro, pois gerir um dos maiores sindicatos rurais do Brasil seria muita responsabilidade, mas que ao passar dos anos foi conseguindo avançar em muitas questões, mas que sabe que é preciso muito mais. “Estamos sempre alerta as grandes questões que afligem a agropecuária e destacamos nossa política Agrícola, grande gargalo do setor, para tão complexa ação, sempre contamos com o apoio irrestrito de nossa entidade mãe: à FAEG”, comentou Baylão, que ressaltou ainda que o Sindicato Rural foi agraciado pela FAEG com o maior prêmio que um Sindicato Rural pode receber “O Prêmio Sindicato Rural destaque”, prêmio este concorrido por todos os sindicatos rurais do estado, e que foi conquistado pela atuação, dedicação da diretoria e dos colaboradores, que não mediram esforços para que isso acontecesse. Ainda durante o discurso o presidente destacou a missão do Sindicato, que é a de orientar, informar e representar os produtores rurais, cuidando de seus interesses institucionais e políticos, prestando serviços de forma eficiente e promovendo a sustentabilidade da atividade e agradeceu a diretoria que estava deixando o cargo, em especial ao vice-presidente Augusto Martins, que durante os três anos de gestão, não mediu esforços para colaborar com a classe ruralista e com a instituição. “Agradeço aos que saem e aos que estão entrando nesta diretoria, que acreditam no meu trabalho e estão me apoiando, sei que com a ajuda de vocês iremos trazer muitas conquistas para o setor, não posso esquecer também de agradecer aos colaboradores e aos produtores rurais que depositaram em mim, mais um voto de confiança, mais uma vez, meu muito obrigado”, reafirmou Baylão.
Ao fazer o uso da palavra, o vice-presidente do sistema FAEG/SENAR Bartolomeu Braz parabenizou a nova diretoria e disse que o presidente Walter Baylão Júnior foi reeleito por vontade da maioria dos produtores e que o sistema está de portas abertas para continuar esta grande parceria que têm com Rio Verde. Braz ressaltou que a FAEG vem lutando muito pelo produtor rural e que conta com o apoio da instituição Sindicato Rural para continuar realizando o trabalho. “No início deste ano o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, conseguiu derrubar o projeto de lei que previa o aumento das taxas de serviços prestados pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), mas comunico aqui mais uma vez o projeto retorna a debate, mas nós não deixaremos que o produtor seja prejudicado, por isso, já estamos articulando estratégias para mais uma vez lutarmos contra este aumento”, afirmou Braz.
Já o secretário de ação urbana José Carlos Pimenta que representou o prefeito doutor Juraci Martins, iniciou o discurso parabenizando o presidente Walter Baylão pelos 4094 alunos capacitados durante sua gestão, pela premiação “Sindicato Rural destaque” e pelas parcerias que possui, podendo assim, oferecer serviços ao homem do campo. “Hoje através da parceria FAEG/SENAR/SINDICATO RURAL vocês oferecem 99 cursos de formação profissional rural e mais 27 cursos de promoção social, parabéns ao Sindicato Rural”, destacou Pimenta.
A nova diretoria do Sindicato Rural é formada por produtores que atuam tanto nas áreas de grãos, como na pecuária leiteira e de corte e tem como principal objetivo investir no associado, qualificando não somente ele, mas também os profissionais que trabalham nas propriedades rurais. Outra meta da nova diretoria é reformar o prédio administrativo e investir na qualificação da equipe de atendimento.