AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

O Senar em Campo da beleza, da diversão e do conhecimento

Imagem
Palhaço Pipoca e a criançada - Foto: Larissa MeloPalco da antepenúltima edição do Senar em Campo, a cidade de Águas Lindas de Goiás ficou ainda mais bonita entre terça (15) e quinta-feira (17). Tudo isso, porque quem passou pelo Jardim Brasília pode, além de conhecer de perto o trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, se animar com as possibilidades de capacitação, cuidar do visual cortando o cabelo, fazendo as unhas e relaxando com as massagens oferecidas ao público. O projeto, desenvolvido pelo Senar Central em parceria com o Senar Goiás, passa ainda pelas cidades de Planaltina e Corumbá.
A programação dos três dias trouxe apresentações culturais, sessão de cinema e disponibilização de serviços como aferição de pressão arterial, medição da taxa de glicemia, corte de cabelo, manicure, depilação, massagem relaxante e limpeza de pele.
Ao todo foram disponibilizados nove opções de filmes. A população votou e escolheu “A Era do Gelo 4”, que arrancou gargalhadas do público mirim. Antoni, 5 anos, Rian, 3 anos e Rauan, 8 anos são exemplo. Eles foram até o local para aproveitar a sessão de cinema e aproveitaram para dar um trato no visual.
"Temos grandes aliados na tarefa de capacitar", Dirceu Borges - Foto: Larissa MeloO supervisor regional do Senar Goiás, Dirceu Borges, explica que a programação foi pensada, em conjunto com a prefeitura de Águas Lindas, e que não teve dificuldades para tirar o projeto do papel.
“Aqui temos grandes aliados na tarefa de capacitar e de mostrar à população a importância desta capacitação. Eventos como este são de fundamental importância já que muita gente só conhece o Senar depois que passa por algum treinamento”. O presidente do Sindicato Rural de Cocalzinho, Osvaldo Curado Fleury, concorda e destaca os treinamentos na área de equicultura, piscicultura e leite. A estimativa é que cerca de 900 pessoas tenham passado pelo local durante os três dias de evento.
Além disso, um stand da Secretaria de Agricultura de Águas Lindas foi montada no local para apresentar à população o projeto da Feira Itinerante, durante o qual produtores da região – que se destaca pela produção de laranja, hortaliças, mexerica, cana-de-açúcar e mandioca – percorrerão a cidade montando uma feira em lugares diferentes.
Capacitação
Águas Lindas não possui população rural considerável e por isso não há na cidade um Sindicato Rural, o que não impede que moradores da região façam cursos de capacitação. Quem organiza as turmas e solicita os treinamentos é o Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com o Sindicato Rural de Cocalzinho.
Segundo o agricultor familiar e atual diretor de Agricultura e Pecuária de Cocalzinho, Cido Feitosa, a maior demanda na região é pelos cursos de Promoção Social que atingem o público feminino. “Os homens saem para trabalhar e as mulheres ficam ociosas em casa. Elas também querem aprender um ofício e complementar a renda da família”, explica. “Entre as mulheres os mais procurados são os cursos de Artesanato e Cozinha Rural. Já entre o público masculino, o líder em procura é o de Administração Rural”, completa.
Cido é um exemplo de como os cursos do Senar mudam a vida do participante. Com o 4º ano do Ensino Fundamental completo, ele conta que foi por meio dos treinamentos que enxergou a possibilidade de crescimento. “Eu aprendi, entre outras coisas, a me organizar, planejar, calcular e investir”, comemora.
Foto: Larissa MeloHoje tem palhaçada?
Para a criançada, além da sessão de cinema regada à pipoca e olhos bem atentos, muitas risadas com as brincadeiras coordenadas pelo palhaço Pipoca. Cedido pela Secretaria municipal de Educação do município de Águas Lindas, Pipoca brincou de Morto Vivo (fazendo os pais que estavam no local relembrarem a infância), contou piadas, instigou os pequenos com adivinhações e organizou um concurso de dança.
O evento foi mais que aprovado pelos alunos das Escolas Municipal MED-Guão e Mansões Olinda, que foram até o local aproveitar as atrações culturais oferecidas pelo Senar.
Animação é a palavra chave
Sorriso largo e muita animação. É impossível não notar Maria das Graças, a dona Lia, no meio das pessoas que saíram de casa para conferir a programação do Senar em Campo. A aposentada de 66 anos terminou recentemente o curso de artesanato em Bambu e planeja agora começar a fabricar peças - como porta retratos, luminárias e para vender e engordar a poupança que usa para sobreviver. “O professor é maravilhoso, paciente e trata todos com respeito, independente da idade ou da instrução. Eu adorei”.
Dona Lia fez questão de visitar as oficinas demonstrativas - Foto: Larissa MeloDona Lia fez questão de visitar as oficinas demonstrativas que acontecem desde a primeira edição do Senar Em Campo. No stand as instrutoras Mônica de Castro e Marcilene de Souza ensinam os interessados a fazer bonecas de cabaça e de fuxico, flores de cetim e peças em biojóias. A novidade para Águas Lindas foram as mini flores para mini quadros, as frutas de tecido, e a caixa com enfeite feito com mosaico de casca de ovo.
Áreas de atuação

Veja também

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Safra

Agricultura

Safra 23/24: Relatório do USDA apresenta leves oscilações

Senar

Notícia

Senar Goiás lança curso online: “Nutrição de bovinos de leite na era da pecuária 4.0”

Imagem