Palestra destaca carreira e avanço do agronegócio

Imagem

Gilmara Roberto

lancamentolivro Itaberai 5 maio2014 fredoxcarvalho-57

Na noite de segunda-feira (5/5), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, proferiu palestra na Faculdade Aliança de Itaberaí (Fait). A apresentação integrou a programação do III Workshop Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Fait, que reuniu, no primeiro dia de evento, cerca de 320 pessoas, entre estudantes e autoridades, na quadra de esportes da faculdade. Após a palestra, Schreiner distribui e autografou exemplares do livro “Empreender é a Saída”.

José Mário destacou que o agronegócio foi o setor que mais e modernizou nos últimos 30 anos e que a crescente demanda por alimentos exige que o setor produza cada vez mais em menos espaço de terra. “Ampliar a produção sem expandir as fronteiras exige da agropecuária tecnologia e especialistas em diversas áreas”, indicou. Na faculdade, que oferece cursos de administração e ciências contábeis, Schreiner deixou o alerta: “Não percam o agronegócio brasileiro de vista. Itaberaí é um município de atividades bastante diversificadas no setor, que certamente tem muitas oportunidades para todos”.

De acordo com a diretora acadêmica da Fait, Célia Alves Leles, o tema do workshop integra o eixo pedagógico da instituição e o convite a José Mário teve o objetivo de levar aos estudantes conhecimento especializado sobre os assuntos no meio rural. “Ainda temos um mito que diz que o produtor rural só desmata. Mas, na verdade, esse produtor hoje é responsável pelo desenvolvimento do agronegócio, uma das bolas mestres que segura a economia brasileira. A palestra de José Mário foi importante para ajudar a desconstruir esse mito”, considerou.

Para o presidente do Sindicato Rural de Itaberaí, Carlos Alves de Leles, a palestra foi uma oportunidade de evidenciar a importância de agronegócio da cidade para a população local. “Muitos dos estudantes daqui são filhos de produtores rurais e a economia da cidade já permite que eles se formem e, ao invés de irem buscar emprego fora, voltem para a fazenda e trabalhem com suas famílias”, destacou o presidente, que informou ainda que esse processo já leva à constituição de agroindústrias familiares no município.

lancamentolivro Itaberai 5 maio2014 fredoxcarvalho-92

“Como ficou claro na palestra, o agronegócio é uma área bastante expansiva. Itaberaí é um município que oferece muitas oportunidades na área e agora já posso pensar em me dedicar a esse setor depois de me formar”, declarou a estudante de ciências contábeis da Fait Ana Maria Vieira.

Também participaram do evento o prefeito de Itaberaí, Roberto Silva, o superintendente do Senar Goiás e vice-presidente financeiro da Faeg, Eurípedes Bassarmurfo e o presidente do Sindicato Rural de Itauçu, Marcus Vinicius Rodrigues Sousa Lino.

Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem