AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Palestra destaca carreira e avanço do agronegócio

Imagem

Gilmara Roberto

lancamentolivro Itaberai 5 maio2014 fredoxcarvalho-57

Na noite de segunda-feira (5/5), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, proferiu palestra na Faculdade Aliança de Itaberaí (Fait). A apresentação integrou a programação do III Workshop Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Fait, que reuniu, no primeiro dia de evento, cerca de 320 pessoas, entre estudantes e autoridades, na quadra de esportes da faculdade. Após a palestra, Schreiner distribui e autografou exemplares do livro “Empreender é a Saída”.

José Mário destacou que o agronegócio foi o setor que mais e modernizou nos últimos 30 anos e que a crescente demanda por alimentos exige que o setor produza cada vez mais em menos espaço de terra. “Ampliar a produção sem expandir as fronteiras exige da agropecuária tecnologia e especialistas em diversas áreas”, indicou. Na faculdade, que oferece cursos de administração e ciências contábeis, Schreiner deixou o alerta: “Não percam o agronegócio brasileiro de vista. Itaberaí é um município de atividades bastante diversificadas no setor, que certamente tem muitas oportunidades para todos”.

De acordo com a diretora acadêmica da Fait, Célia Alves Leles, o tema do workshop integra o eixo pedagógico da instituição e o convite a José Mário teve o objetivo de levar aos estudantes conhecimento especializado sobre os assuntos no meio rural. “Ainda temos um mito que diz que o produtor rural só desmata. Mas, na verdade, esse produtor hoje é responsável pelo desenvolvimento do agronegócio, uma das bolas mestres que segura a economia brasileira. A palestra de José Mário foi importante para ajudar a desconstruir esse mito”, considerou.

Para o presidente do Sindicato Rural de Itaberaí, Carlos Alves de Leles, a palestra foi uma oportunidade de evidenciar a importância de agronegócio da cidade para a população local. “Muitos dos estudantes daqui são filhos de produtores rurais e a economia da cidade já permite que eles se formem e, ao invés de irem buscar emprego fora, voltem para a fazenda e trabalhem com suas famílias”, destacou o presidente, que informou ainda que esse processo já leva à constituição de agroindústrias familiares no município.

lancamentolivro Itaberai 5 maio2014 fredoxcarvalho-92

“Como ficou claro na palestra, o agronegócio é uma área bastante expansiva. Itaberaí é um município que oferece muitas oportunidades na área e agora já posso pensar em me dedicar a esse setor depois de me formar”, declarou a estudante de ciências contábeis da Fait Ana Maria Vieira.

Também participaram do evento o prefeito de Itaberaí, Roberto Silva, o superintendente do Senar Goiás e vice-presidente financeiro da Faeg, Eurípedes Bassarmurfo e o presidente do Sindicato Rural de Itauçu, Marcus Vinicius Rodrigues Sousa Lino.

Áreas de atuação

Veja também

Arroba

Arroba do gado: IFAG orienta produtores para reduzir impactos de queda de preço 2 a 3% ao mês

Start

Notícias

Start Agro Innovation 2025: rumo ao Agro 5.0 com tecnologia e inovação

Aberto

Notícias

Aberto processo seletivo interno simplificado para formação de cadastro para conselheiro da representação da Faeg no Conselho Administrativo Tributário - CAT

Imagem