Os professores que passam pela 1ª semana de capacitação do Programa Agrinho 2014, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás, estiveram na tarde desta quinta-feira (20/2) com o consultor do Senar Central, Omar Hennemann, que ministrou uma palestra motivacional com o tema ‘Ser melhor: o desafio de cada dia’. Visivelmente emocionados, os professores aplaudiram o palestrante de pé.
O executivo tem um currículo invejável e ministra palestras motivacionais e estratégicas há 13 anos. Para os educadores, Omar fez questão de focar na importância da boa convivência, do respeito às diferenças e da autoestima. “Olho para vocês e vejo uma floresta tropical. Todos diferentes e lindos”, disse ele, bem humorado.
Este ano, o Agrinho traz entre seus objetivos a melhora da autoestima dos alunos, a diminuição da evasão escolar, o destaque para a importância do respeito às regras, ao próximo e à coletividade. Para a coordenadora de projetos educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Iporá, Cely Teixeira, o objetivo será conquistado pelos professores que saíram da palestra de Omar cheios e bons argumentos para convencer os estudantes.
Segundos os educadores, o palestrante acertou em cheio. “A palestra foi maravilhosa. Vou transmitir para meus alunos a emoção e toda essa importância de gostar do outro como ele é”, disse Simone Ferreira, professora de ensino fundamental no município de Turvelândia, em Goiás.
Os professores vieram de diferentes cidades de Goiás e receberam, desde terça-feira (18/2), orientações sobre como desenvolver trabalhos sobre o tema “Esporte, Lazer, Cidadania e Meio Ambiente”. Este é o mote dos projetos de promoção social que renderão aos vencedores prêmios que vão de câmeras digitais a um automóvel zero quilômetro. Em 2014, o Agrinho vai orientar cerca de 565 educadores, sendo cinco turmas de 113 pessoas.
Agrinho
Há sete anos, o Senar Goiás realiza o Programa Agrinho envolvendo crianças da educação infantil e do ensino fundamental da Rede Pública em atividades pedagógicas relacionadas a temas como cidadania, meio ambiente e responsabilidade social. Por meio de um projeto de promoção social, o Agrinho premia trabalhos de alunos e professores referentes aos diferentes temas, que são definidos a cada ano.
Os prêmios podem ser disputados nas categorias Redação, Desenho, Desenho Especial, Escola Agrinho e Experiência Pedagógica.