Fabiana Sommer
Seguido de um delicioso café da manhã, a palestra sobre Cadastro Ambiental Rural que aconteceu no Centro de Treinamentos do Sindicato Rural, teve um grande público, principalmente jovens estudantes de agronomia e outros cursos ligados à área.
O objetivo da palestra foi mostrar a reformulação do Cadastro Ambiental que é um ato declaratório que todos os proprietários rurais são obrigados a fazer e deve ser feito até dia 06 de Maio de 2015.
A palestrante Jordana Gabriel Sara, assessora técnica da FAEG, afirma que o processo ficou muito mais simples: “Antes eram 33 documentos que precisavam ser enviados para que a reserva legal fosse aprovada, agora com apenas três passos é possível fazer este cadastro”. De acordo com a assessora, o cadastro contém as informações ambientais do dividindo, o que é área produtiva e área preservada.
O estudante de agronomia Lucas Lopes de Castro, afirma que a palestra o ajudará muito: “Acredito que com a palestra estarei me capacitando e agregando mais conhecimento, já que ainda não sei quase nada sobre o assunto”, disse.
Para o Sindicato Rural, a palestra de abertura da jornada tecnológica foi um sucesso e conseguiu esclarecer inúmeras dúvidas dos participantes.
“Nosso objetivo com a terceira jornada tecnológica é justamente trazer para o público as necessidades de setor, por isso os temas foram escolhidos conforme a demanda e acredito que a assessora Jordana que abriu o circuito de palestras, repassou dados fundamentais para a adaptação de produtores e estudantes com as mudanças do cadastro ambiental”, conclui o diretor Antônio Carlos Bernardes.