Passivo do Funrural é pauta de reunião entre a Frente Parlamentar da Agropecuária com Ministro da Economia

Imagem

Na última terça-feira (8), foi um dia decisivo para a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Deputados do colegiado estiveram reunidos com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir o passivo do Fundo de Assistência do Trabalhador Rural (Funrural). A audiência foi solicitada pela deputada Aline Sleutjes (PSL-PR). O assunto também foi levado para a reunião semanal da Frente.

Nos anos de 2010 e 2011, por duas vezes, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o produtor rural pessoa física não deveria mais pagar o Funrural sobre a receita bruta. Em 2017, no entanto, o STF mudou de posição e passou a considerar o tributo constitucional, ou seja, admitiu a cobrança sobre a receita da comercialização da produção.

Segundo o Presidente do Sistema Faeg Senar, deputado Federal Zé Mário Schreiner (DEM-GO), o Ministro Guedes afirmou que há uma decisão política no sentido de resolver, de forma definitiva, o passivo do Funrural. “É um problema que aflige milhares de produtores rurais em todo o país, mas a reunião foi produtiva e estamos otimistas”.

José Mário explica que foi assumido o compromisso de buscar uma solução técnica, que beneficie os produtores e não desrespeite a Lei de Responsabilidade Fiscal.


Imagem: Divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Com

Com o apoio do Senar Goiás, avicultura ganha protagonismo e se prepara para as festas de fim de ano

Atraso

Atraso no plantio da soja pode forçar migração para outras culturas na safrinha, diz Ifag

Capacitações

Capacitações do Senar Goiás contribuem para preservação ambiental

Imagem