AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Perspectivas e demandas são apresentadas em visitas técnicas

AporéGilmara Roberto

Em continuidade à agenda de visitas técnicas realizadas aos sindicatos rurais de todo o Estado, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, visitou os municípios de Paranaiguara, Cachoeira Alta, Caçu, Itarumã, Itajá, Aporé, Serranópolis e Santa Rita do Araguaia. Entre os dias 7 e 9 de janeiro, o presidente reuniu diretores, produtores e parceiros para avaliar as ações e programas da Faeg e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás, além de discutir as expectativas para o setor no ano que se inicia.

Também presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário destacou durante as visitas que além de capacitar cerca de 60 mil pessoas por ano, a missão da instituição atualmente é muito maior do que somente promover a cursos e treinamentos. “Nos dedicamos a programas de saúde, cidadania, assistência técnica e, principalmente, de educação. Isso porque acreditamos que somente por meio da educação podemos oferecer oportunidades para que as pessoas mudem, de fato, a sua vida para melhor”, avaliou. Entre os programas do Senar e da Faeg, destaca-se o Agrinho, que já envolveu mais de 1 milhão de crianças em todo o Estado e é o maior programa em números proporcionais de educação do Brasil. O setor desenvolve ainda os programas Pronatec, Rede e-Tec e a Faculdade CNA em prol da educação.

Em consideração ao ano de 2015 para a agricultura e pecuária, o presidente da Faeg avaliou que o setor precisará estar atendo a duas questões: às ações da nova equipe de governo para o segmento e o comportamento do mercado internacional. “Acredita-se que países importadores, como a China, apresentarão um crescimento menor este ano e isso interfere diretamente na demanda pelos produtos brasileiros. Por isso, o produtor vai precisar agir com muita cautela este ano. Além disso, esperamos que o setor produtivo rural seja bem representado no Ministério da Agricultura, que hoje tem a senadora Kátia Abreu como ministra”, considerou José Mário.
Demandas

ParanaiguraEm Paranaiguara, José Mário recebeu das mãos dos vereadores Jussania Santana e Willian Barbosa Soares e do presidente do PSDB local, Adalberto dos Santos Amorim, ofícios pela contratação de agentes da saúde e médicos, além da patrulha rural e uma van para o transporte de insuficientes renais, que precisam ser levados a Rio Verde para realizar hemodiálise. “José Mário é uma pessoa de confiança do governador por isso aproveitamos a oportunidade para trazer essas demandas. Ele já mostrou para o que veio e acredito e confio que ele irá trabalhar por nós”, declarou a vereadora Jussania Santana.

Apoio ao produtor
Além de oferecer qualificação profissional, é consenso entre os representantes do setor que o produtor precisa igualmente de assistência técnica. Em Itajá, o técnico local da Agência Goiana de Assistência Técnica e Extensão Rural em Goiás (Emater), Roberto Moreira é responsável, sozinho, pelo atendimento a 400 propriedades, número que torna inviável o acompanhamento adequado de todos os produtores. “Em 2014, consegui atender 239 produtores que me procuraram, mas acaba sendo um atendimento emergencial e não um acompanhamento. A região precisa de, pelo menos, mais dez técnicos, entre zootecnistas, veterinários e assistentes sociais para realizar o atendimento ideal. Além das questões técnicas, as famílias do campo precisam e muito desse atendimento social”, informou.

Durante reunião realizada em Caçu, produtores de leite relaram que entre eles havia quem vendesse o leite por R$ 0,80 centavos o litro e outros, a R$ 1,20. “Isso é resultado da falta de assistência técnica. Se conseguirmos fazer com que esse produtor que vende o leite a preço mais baixo qualifique sua produção e melhore seu preço de venda, é bom para o produtor e para a economia”, avalia José Mário.

ItarumãAgradecimento
Durante as visitas, José Mário também agradeceu pelos 71.832 votos recebidos nas últimas eleições, que o colocaram na posição de terceiro suplente de deputado federal. “Para nós de Itarumã, é uma honra receber José Mário. Nunca antes na história da cidade, uma pessoa esteve aqui para pedir os votos e depois voltou para agradecê-los. Esperamos que ele possa continuar trabalhando por nós e dar um respaldo ainda maior para os pequenos municípios, principalmente”, considerou o presidente do Sindicato Rural de Itarumã, Elson Freitas.

“A visita de José Mário é muito importante para respaldar a atividade na nossa região. O elo dele com nosso município é extremamente importante para dar apoio e sustentabilidade para o povo de Itarumã, sempre trazendo cursos e capacitando”, considerou ainda o vice-prefeito de Irarumã, Rodrigo Palazzo.

Trabalho sindical
Durante as visitas, Schreiner também agradeceu a diretores, mobilizadores dos sindicatos por sua atuação entre produtores e famílias rurais. “Se hoje a Faeg é considerada uma das melhores Federações do Brasil, é porque vocês fazem seu trabalho bem feito na ponta, levando atendimento e serviços de qualidade aos produtores rurais”, elogiou.

Áreas de atuação

Veja também

União

Notícia

União Europeia já fala na possibilidade em adiar lei antidesmatamento até 2025

Empreendedorismo

Notícia

Empreendedorismo da cidade ao campo

Agrodefesa

Notícias

Agrodefesa muda procedimentos para lançamentos de atestados de vacinação contra brucelose em Goiás

Imagem