AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Perto do prazo final de declaração, Faeg debate importância do ITR

Imagem

joseroberto baldecheio rubiataba 22 08 2014 fredoxcarvalho 3Laryssa Carvalho

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas ligadas ao Imposto Territorial Rural (ITR) além de expor a importância de declarar o documento, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) realiza na próxima sexta-feira (25) a 5ª edição do programa Sistema Faeg Senar Interage, que visa aproximar os elos da cadeia produtiva, além de esclarecer dúvidas sobre o setor por meio de vídeo conferência. A iniciativa não poderia acontecer em melhor momento, já que o prazo de declaração se encerra no próximo dia 30 de setembro.

De acordo com o coordenador desta edição do Interage e gerente sindical da Faeg, Vitor Hugo Evangelista, é importante lembrar ao produtor a importância da declaração e quais são as consequências negativas de não apresentar os dados durante o prazo estipulado. “Como o prazo para declarar encerra no dia 30 deste mês, nós vimos a necessidade de lembrar ao produtor sobre a importância do ITR, visto que temos recebido muitas dúvidas sobre prazos e sobre a forma correta de fazer a declaração” salientou Vítor.

Sobre a adesão dos produtores à declaração, o gerente sindical destaca que no estado a participação é grande, entretanto ainda existem aqueles que não tem acesso correto às informações e não compreendem a gravidade de perder o prazo. “Realmente é de suma importância alertar o produtor sobre o prazo. E é isso que queremos divulgar, com o Interage” enfatiza Hugo.

Uma curiosidade destacada pelo auxiliar técnico do Senar Goiás, Douglas Lúcio, é sobre a influência do nível de produção no valor que deve ser arrecadado. “O ITR vai além de um mero imposto cobrado, ele funciona também como uma iniciativa ao produtor. Então quanto maior é a área não utilizada mais o produtor vai pagar” explica Douglas.

O Senar Goiás realiza de forma contínua parcerias com empresários, contadores, profissionais da área tributária e jurídica com a finalidade de esclarecer dúvidas e levar informações a todos. Para Douglas essas parcerias são de suma importância. “Com essa união podemos levar informações para um maior número de pessoas e, dessa forma, orientar a todos sobre a importância da declaração”, enfatizou Lúcio.

Além de debater a necessidade, e apresentar os benefícios conquistados pelo produtor, de declarar o imposto, a iniciativa será palco da apresentação das análises de mercado da soja, do milho e do boi gordo. Para realizar as análises, irão compor a mesa os consultores técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Cristiano Palavro e Pedro Arantes, e da assessora técnica da Faeg, Christiane Rossi.

5ª Edição do Interage

O programa Interage busca ir além do repasse de informações e consiste na oportunidade de analisar o que acontece no mercado agropecuário, permitindo a interação entre aqueles que fazem acontecer, ou seja, todos envolvidos no elo da cadeia produtiva. A 5ª edição da inciativa irá analisar os mercados do boi gordo, soja e milho, além de discutir os gargalos do Imposto Territorial Rural (ITR). Em tempo real, todos, entre estudantes, produtores, profissionais da área e sociedade em geral poderão mandar suas dúvidas que serão respondidas pelos expositores.

Serviço

Evento: Sistema Faeg Senar Interage

Data: 25 de setembro

Horário: 10 horas

Acesse o link: sistemafaeg.com.br/interage

Áreas de atuação

Veja também

Prazo

Notícias

Prazo para produtor emitir CCIR começa nesta terça (18/06)

Mecanismos

Notícia

Mecanismos de preservação do patrimônio: se inscreva para os seminários de holding rural

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Imagem