Pesquisa Trimestral do Abate aponta crescimento na atividade. Produtos como leite, couro e Ovos também apresentaram um incremento.

Imagem

Foi divulgado hoje (11), Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –IBGE.

Analisando o 3º trimestre de 2022, para bovinos foi abatido 7,81 milhões de cabeças, aumento de 11,2% no comparativo com o mesmo período no ano de 2021 e 5,8% no comparativo com o 2ª trimestre de 2022. Em consequência a produção de carcaça também se elevou, o número foi de 2,12 milhões de toneladas produzidas, elevação de 11,1% no comparativo com o 3º trimestre de 2021, e 9,2% no comparativo com o 2º trimestre de 2022.

Para suínos o número de cabeças abatidas foi de 14,37 milhões no 3º trimestre, incremento de 2,1% no comparativo com o trimestre passado (2º), e de 2,1% no comparativo com o mesmo período do ano de 2021.

O Frango apresentou abate de 1,55 bilhões de cabeças, aumento de 3,1% no comparativo com o trimestre passado (2ª) e de 0,9% em relação ao 3° trimestre do ano de 2021.

O aumento considerável nas exportações justifica o incremento no abate das proteínas animais no período, as expectativas são de um número ainda maior no 4º trimestre de 2022, já que a proximidade das festas de fim de ano, traz aquecimento para a demanda interna e externa.

A aquisição de leite cru foi de 6,0 bilhões de litros, o número representa aumento de 11,1% no comparativo com o trimestre passado (2º), o que indica recuperação, já que a queda considerável no segundo trimestre preocupou a cadeia, no entanto, o número ainda não foi o bastante para indicar elevação no comparativo com o 3º trimestre de 2021, a variação foi de (-3,4%).

A produção de ovos de galinha no período foi de 1,01 bilhão de dúzias, indicando aumento de 1,04% no comparativo com o trimestre passado, no entanto, a variação em relação ao 3º trimestre de 2021 foi negativa de (-0,2%). O couro demonstrou crescimento em ambos comparativos, com o trimestre anterior e com o mesmo trimestre de 2021, a produção no período foi de 7,89 milhões de peças inteiras de couro cru.

Comunicação Sistema Faeg/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Curso

Notícias

Curso de inteligência artificial para educadores é oferecido de graça pelo Senar Goiás

Declaração

Notícias

Declaração obrigatória de rebanho em Goiás deve ser feita até 15 de julho

Aumentam

Notícias

Aumentam a criação de ovinos e o número de produtores assistidos pelo Senar Goiás

Imagem