PIB Trimestral: Mais uma vez, Setor Agropecuário é o único a apresentar crescimento em 2020

Imagem

O IBGE publicou nesta terça-feira, 01, os resultados do PIB brasileiro referentes ao 2º trimestre de 2020. O instituto comunicou que, devido às mudanças impostas pela pandemia de Covid-19, ajustes foram feitos nesta última medição, tais como excluir serviços de instituições focadas em atender o público e sem possibilidade de atendimento online, como museus e parques, bem como não contabilizar centros de educação privada como creches, por exemplo. Tais ajustes, contudo, não alteram a metodologia tradicionalmente empregada para realizar os cálculos.

Como esperado, houve uma queda de 9,7% em relação ao 1º trimestre do ano. Já em relação ao mesmo período de 2019, o recuo foi de 11,4%. No acumulado dos quatro últimos trimestres (totalizando um ano), a variação negativa foi de 2,2%. O setor mais impactado foi a Indústria (-12,3%), seguido pelo de Serviços (-9.7%). A agropecuária, no entanto, apresentou variação positiva mais uma vez (+0,4%).

Este resultado pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante no 2º trimestre e pela produtividade, conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de julho/2020, divulgado no mês de agosto. Entre os produtos com safra no 2º trimestre que apresentaram crescimento na estimativa de produção anual, destacam-se: soja (5,9%), arroz (7,3%) e café (18,2%). Por outro lado, a cultura de algodão registrou estabilidade, enquanto que as culturas de feijão, milho e mandioca apontaram variações negativas na estimativa de produção anual: -4,0%, -0,8% e -0,3%, respectivamente. Cabe ressaltar que as estimativas da Pecuária e da Produção Florestal demonstram um decréscimo dessas atividades no segundo trimestre do ano.

Fonte: Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás

Áreas de atuação

Veja também

III

Notícia

III Corrida Senar 2025 reúne mais de 1.400 participantes neste domingo

Expedição

Notícias

Expedição Safra Goiás aponta queda na produtividade da soja, custos altos de produção e redução de lucro

Diagnóstico

Diagnóstico das lavouras do estado será apresentado nesta sexta-feira

Imagem