PIB trimestral registra crescimento e agro é o destaque

Imagem

O IBGE divulgou hoje os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2021. Os resultados do período – terminado em março de 2021 - foram superiores tanto na comparação trimestral (+1,2%), quanto na anual (+1%). No acumulado dos quatro últimos trimestres, porém, o produto caiu 3,8% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

Em valores correntes, o PIB no primeiro trimestre de 2021 totalizou R$ 2,048 trilhões. A Agropecuária, mais uma vez, foi o setor a apresentar o melhor desempenho dentre todos, tendo avançado 5,7%. Em seguida, veio a Indústria (+0,7%) e os Serviços (+0,4%).

O resultado do agro pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho positivo de alguns produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre, como soja, fumo e arroz, e pela produtividade, visível na estimativa de variação da quantidade produzida face à área plantada. Outras culturas que também possuem safra relevante no trimestre, como o milho e mandioca, apontaram decréscimo na produção anual. A Pecuária e a Pesca apontaram fraco desempenho no primeiro trimestre do ano, enquanto as estimativas para Produção Florestal foram positivas.

No setor externo, as Exportações de Bens e Serviços tiveram crescimento de 3,7%, enquanto as Importações de Bens e Serviços cresceram 11,6% em relação ao quarto trimestre de 2020.

Comunicação Sistema Faeg/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Atenção

Notícias

Atenção produtor: vazio sanitário da soja começa neste sábado, 27 de junho, em Goiás

AgroBR

Notícias

AgroBR abre inscrições para produtores participarem de uma das maiores feiras internacionais do setor de frutas

Senar

Notícias

Senar Goiás fortalece agroindústrias com apoio para obtenção do Serviço de Inspeção Municipal

Imagem