AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Planejamento estratégico é o caminho para a administração rural

Imagem

Crédito: Fredox CarvalhoTer uma fazenda com muitas cabeças de gado ou mesmo um pequeno sítio é o sonho de muita gente. Porém, quem assume a administração de uma propriedade rural, precisa antes começar a investir, conhecer todas as características do negócio rural. É fundamental entender sobre clima, solo e aspectos onde a propriedade está instalada. O negócio rural também possui necessidades específicas que interferem na atividade como doenças no rebanho, pragas em plantações, falta ou excesso de chuva, entre outros. Por isso, para obter sucesso na empresa rural é importante fazer um planejamento estratégico do negócio para que o sonho não vire um pesadelo.

Realizar estudo de mercado, se informar sobre novas tendências e ter consciência de quanto poderá ser investido para desenvolver determinada atividade são fundamentais para uma boa administração rural. Tudo isso deve estar na ponta do lápis. Afinal, a falta de planejamento e de conhecimento técnico pode se tornar um grande empecilho para o administrador e gerar o fracasso do negócio.

Quem não segue um planejamento estratégico e não procura conhecer as características da propriedade rural, corre sérios riscos de ter prejuízos, administrando o negócio de forma errada e em um futuro não trazer o retorno financeiro esperado. O planejamento estratégico deve ser realizado com base em informações confiáveis, com a capacidade de gerenciamento do administrador rural.

Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) oferece ao homem do campo o curso de Administração de Propriedade Rural - Empresa Rural. A capacitação possui carga horária de 24 horas e tem como público – alvo, produtores e trabalhadores rurais. Para a coordenadora técnica do Senar Goiás, Sílvia Romano, conhecer bem a propriedade e áreas da administração é fundamental para o bom andamento da empresa rural. “Administrar uma empresa rural não é nada simples, deve-se tratar como um negócio e ter todos os dados da propriedade registrados e anotados. E para estar à frente das dificuldades, o conhecimento de áreas da administração como planejamento, análise de custo de produção, orçamento, fluxo de caixa e comercialização é de extrema importância”, explica.

Sílvia Romano ressalta ainda que coletar dados da propriedade rural, por meio de registros, observando o correto preenchimento das planilhas, conhecer formas de controle econômico e financeiro, e área produtiva ajudam o produtor na tomada de decisões. “O curso de Administração Rural potencializa os pontos fortes do administrador e abre oportunidades de mercado focando no planejamento estratégico”, diz.

Na capacitação, o treinamento oferece aos alunos um panorama sobre a importância da agropecuária e da administração rural, características e mudanças no processo de administração, funções administrativas, elaboração do inventário patrimonial, planejamento do sistema de exploração e tomada de decisão, análise de custo de produção, orçamento e fluxo de caixa, além de comercialização e processos de associativismo, cooperativismo e sindicalismo. Para outras informações sobre treinamentos e cursos oferecidos pelo Senar Goiás entre em contato pelo telefone (62) 3412-2700 ou pelo site www.senargo.org.br

Áreas de atuação

Veja também

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Safra

Agricultura

Safra 23/24: Relatório do USDA apresenta leves oscilações

Senar

Notícia

Senar Goiás lança curso online: “Nutrição de bovinos de leite na era da pecuária 4.0”

Imagem