Plano Safra deve ficar abaixo do esperado

Imagem

De acordo com o presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal José Mário Schreiner, setor precisa de novas fontes de recursos para auxiliar o produtor

Ele afirmou durante entrevista, na terça-feira (11), que o Plano Safra 2019/2020 ficará abaixo do esperado pelo setor agro brasileiro, mas que será o que é possível de ser apresentado pelo governo. O lançamento está previsto para a próxima terça-feira (18), a partir das 10h30, no Palácio do Planalto, em Brasília. A expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participem do evento.

José Mário também enfatiza a importância de fortalecer o seguro rural, com a implantação de um plano plurianual, que tornaria o setor mais atraente e seguro aos investidores. “Precisamos discutir um plano plurianual para fortalecer o seguro rural no Brasil, tornar o setor produtivo rural mais atraente, mais seguro, para atrair mais investidores”, disse.

Segundo o presidente do Sistema Faeg/Senar, existe outro ponto da política agrícola que é prejudicial ao produtor. “A política de crédito é muito nefasta aos produtores rurais. A gente precisa fazer uma reflexão sobre isso. O modelo atual de política agrícola protege a produção e não o produtor rural”, afirma.


Propostas

Por meio da atuação do presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado José Mário, que também é vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi elaborado um documento em encontros regionais com produtores e lideranças rurais de todo o país e entregue à ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O conjunto de propostas contempla as demandas mais urgentes do setor agropecuário, como a garantia da previsibilidade orçamentária, a redução da burocracia, o aperfeiçoamento dos programas já existentes, incremento no volume e disponibilização dos recursos em época compatível com o calendário da atividade, além de fontes alternativas de crédito e redução da taxa de juros.

Texto: Assessoria do deputado

Imagem:Divulgação

Foto: Wenderson Araujo

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem