Seu Rogaciano Pereira Mendes, de 83 anos, acordou bem cedo no sábado, 12 de agosto, mas foi por um motivo especial. Ele soube do Faeg Senar em Ação, em Rubiataba, e fez questão de estar presente para buscar atendimento na área de saúde. “É uma ação muito boa, porque a gente tem oportunidade de fazer diferentes exames e cuidar da nossa saúde”, destaca. Assim como ele, várias pessoas participaram do Faeg Senar em Ação, realizado na Escola Municipal Monsenhor Lincoln. O evento foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), em parceria com o Sindicato Rural (SR) de Rubiataba, Prefeitura e Câmara Municipal.
Foram realizados atendimentos médicos nas especialidades de clínico geral, dermatologia, angiologia e oftalmologia, além de exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) para homens e o Papanicolau para mulheres. Também foram oferecidos teste de glicemia, aferição da pressão arterial, cálculo de índice de massa corporal (IMC), assim como serviços de cidadania - cadastro de CPF e RG para maiores de 14 anos, carteira de trabalho, fotografia, fotocópia de documentos, corte de cabelo e orientações sobre o programa Bolsa Família (Assistência Social do CRAS, CREAS).
Segundo o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, o intuito é sempre de atender a população, oferecendo assistência, bem-estar, saúde e cidadania. Para ele, é um privilégio ser parceiro dos sindicatos rurais e prefeituras nessa ação para o homem do campo e sua família. “Esta é a oportunidade de cuidarmos do outro, sobretudo das pessoas que trabalham e produzem em Goiás. É justamente por meio de parcerias que conseguimos levar às pessoas tudo que elas realmente necessitam”, ressalta.
Para o presidente do Sindicato Rural de Rubiataba (SR), Antônio Carlos Sobrinho, realizar um evento como esse para os moradores do município e região é gratificante. “Este trabalho não é função apenas dos órgãos públicos, mas também dos Sindicatos Rurais que representam o homem do campo. Faz parte do papel social cuidar da saúde da população rural do nosso município. É uma grande satisfação trabalhar em parceria com a Faeg, com a prefeitura e outros parceiros em mais uma ação como esta”, diz.
Texto: Comunicação
Fotos: Larissa Melo