Satisfeita, foi a palavra que a auxiliar de cozinha, Maria Núbia, de 29 anos, usou para descrever os atendimentos médicos recebidos por ela e as filhas na manhã desta sexta-feira (4), na Escola Municipal Otacília Barreto Malheiros. Ela, que estava acompanha da mãe, Maria das Graças, e das filhas, Nayla Katlyn, de quatro anos, e Otília Rafaela, de três meses, ficou sabendo da realização do Programa Campo Saúde por meio da agente de saúde do local em que trabalha. “Eu queria saber sobre a saúde das minhas filhas. Estão gripadas. Estou satisfeita, gostei, porque estou sendo bem atendida e o atendimento é rápido”, comentou Maria Núbia, que está de licença maternidade.
Saúde do Homem
Outro que estava satisfeito era Vagnei Rodrigues, de 40 anos. Proprietário de uma chácara distante 20 quilômetros do local do programa, o pai de três filhos não perdeu a chance de leva-los ao Campo Saúde e ainda realizou exame de sangue PSA do programa Saúde do Homem contra o câncer de próstata, durante o evento. “A população está precisando disso, de saúde. Um evento como esse aqui é importante. É difícil ir ao médico e ainda sem gastar nada. Geralmente temos que nos deslocar a Brasília e temos custo. Agradeço ao pessoal da Faeg e Senar”, elogiou o produtor rural enquanto era atendido pela técnica de enfermagem Vandair da Silva.
Cidadania
Rosângela Pereira da Silva, de 36 anos, aproveitou o serviço de cidadania e fotocopiou as certidões de nascimentos dos filhos, Enoque Pereira, de 15 anos, e Wicles Doublas, de 16 anos, para solicitar Carteira de Identidade. Os filhos moram com o pai em assentamento rural na região e o documento está sendo exigido na escola. “Fiquei sabendo desse dia de atendimentos pelos meus filhos, avisaram na escola. Gostei muito, não tive gasto para tirar as carteiras. Se não fosse hoje eu teria que me deslocar até Formosa e gastar com passagem de nós três. Parabéns pelo programa”, disse.
O Sistema Faeg/Senar realizou o Campo Saúde com a parceria da Prefeitura Municipal de Vila Boa. Havia pediatra, clínico geral, oftalmologista e odontólogo. Puderam realizar exames de prevenção contra câncer de colo de útero e câncer de próstata, teste de glicemia e aferição de pressão arterial. A população pode ainda solicitar Carteira de Identidade, C.P.F., tirar foto para documentos, fotocópias, corte de cabelo e manicure para as mulheres. As crianças ganharam pipoca, algodão doce, puderam brincar de pula-pula e assistiram a palestra com vídeos institucionais e educativos sobre trânsito da Polícia Rodoviária Federal. Foram realizados 3006 atendimentos no Campo Saúde.
Campo Saúde
“Precisamos estar mais próximos e cuidar mais da população rural”, comentou o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, durante a abertura oficial. Ele alertou sobre a falta de médicos oftalmologistas, em Goiás, e da oportunidade oferecida pelo Campo Saúde. “Aproveitem o dia de hoje com todos os médicos, principalmente o oftalmologista. Apenas 17 municípios goianos possuem esse profissional contratado”, ressaltou.
José Mário ainda elogiou a participação da população masculina nas ações do programa Saúde do Homem, realizado durante o Campo Saúde. “Parabéns aos 70 homens que já fizeram exame de sangue, que estão cuidando da sua saúde e aderiram à campanha contra o câncer de próstata”, alertou.
Hélio Raimundo de Oliveira, prefeito de Vila Boa, disse que sentia o coração transbordando de alegria por ter realizado em nove meses de sua administração mais que outros prefeitos em quatro anos de mandato. Ele parabenizou a população presente, os funcionários da prefeitura, do Sistema Faeg/Senar e as autoridades pela participação no Campo Saúde, considera por ele o primeiro grande evento de sua administração.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Boa, Junin, agradeceu o Sistema Faeg/Senar e a Prefeitura Municipal pelo evento , considerado por ele como extraordinário. O secretário de Agricultura e Pecuária de Formosa, Wilmar Weber, comentou o esforço e o respeito das parcerias n realização do Campo Saúde e ainda reforçou que Formosa é parceira de Vila Boa.