Pela primeira vez, a população do Povoado de Santa Maria, distrito de Trindade (GO), recebeu a programação do Campo Saúde. Realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), em parceria com o Sindicato Rural (SR) e prefeitura de Trindade, o evento teve como objetivo levar atendimentos de saúde e cidadania aos moradores da zona rural. Atualmente, cerca de 1.300 pessoas integram este distrito.
A ocasião reunião representantes locais, secretários da Prefeitura Municipal, o presidente do SR, Domingos Lacerda e o secretário de Desenvolvimento Regional, Altamiro Alves, que na ocasião representou o prefeito Jânio Darrot. A diretoria do Sistema Faeg e Senar Goiás também participaram do evento, entre elas: o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mario Schereiner, o superintendente do Senar Goiás, Antônio Carlos Souza Neto e o gestor do Departamento Técnico do Senar, Marcelo Lessa. Segundo José Mario Schreiner, é uma satisfação proporcionar cidadania e saúde à população rural. “Aqui temos uma parceria de sucesso. São mais de 20 anos juntos, caminhando lado a lado com o Sindicato Rural de Trindade. Não medimos esforços quando o presidente Domingos Lacerda nos procurou para realizamos o Campo Saúde aqui. Estamos plantando boas ações”, ressaltou entusiasmado.
Ações
Toda estrutura de atendimentos foi montada em frente ao Centro de Saúde do povoado. Tendas, um caminhão e trailers foram utilizados como consultórios médicos, nas especialidades de clínico geral, odontologia, oftalmologia e dermatologia. Além de oferecer exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), preventivo Papanicolau, cálculo IMC, vacinação, atendimentos de farmácia, orientações sobre os programas Passaporte do Idoso, Bolsa Família e Renda Cidadã e cortes de cabelo.
Para o presidente do Sindicato de Trindade, Domingos Lacerda, é importante realizar eventos como estes. De acordo com ele, a população precisa ter acesso aos atendimentos, já que normalmente que eles buscam em Trindade ou Goiânia. “É um orgulho ter um evento como este, aqui em Santa Maria. A Faeg e o Senar já levaram várias ações para Trindade, porém muitos moradores não têm condições de deslocar até a cidade com o profissional, mas aqui eles têm uma chance a mais de cuidar da saúde”, observou.
Atendimentos
Há quatro anos, a médica dermatologista, Carmem Cristina Inácio, participa das ações do Campo Saúde. Para ela, a experiência de sair do consultório é extremamente gratificante. “Aqui posso identificar pacientes que não têm acesso aos consultórios das cidades. É bem comum encontrarmos pessoas da zona rural com doença como câncer e hanseníase. Então, tenho a oportunidade de fazer o diagnóstico e o encaminhamento destas pessoas. Isso facilita bastantes o tratamento”, explicou a especialista.
O produtor rural, Eli Domingos, de 71 anos, enxergou no Campo Saúde uma oportunidade. A ação, realizada bem em frente à sua casa, ofertou uma chance ao morador de ser consultado. Já que há dez meses ele esperava por uma consulta com um dermatologista, para dar continuidade ao tratamento de Psoríase, uma doença de pele espalhada por todo o corpo.
Geraldo Ribeiro, de 67 anos, nem soube dizer qual a última vez que foi a uma consulta médica, por isso, o produtor aproveitou o evento para fazer o exame de PSA. “Não fazia o exame há três anos, já que a lida diária do campo impede que ele tenha tempo para se preocupar com a saúde. “Lembro de ir buscar remédios, apenas, quando é realmente necessário. Mas quando fiquei sabendo destes atendimentos resolvi tirar o atraso”, diz aliviado.
Texto: Francis Telles
Fotos: Larissa Melo