Prazo para produtor cadastrar Atividade Econômica da Pessoa Física termina dia 14 de janeiro

Imagem
Os produtores rurais que exercem atividade rural e são cadastrados como pessoa física, tem até a próxima segunda-feira (14), para fazer a inscrição no Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF). É preciso fazer uma inscrição por propriedade, mesmo que sejam no mesmo município. Isso vale ainda para cada contrato de arrendamento, parceria ou comodato.

O CAEPF foi instituído no dia 11 de setembro do ano passado pela Instrução Normativa RFB nº1.828/2018. O principal objetivo do cadastro é buscar informações relacionadas a atividades econômicas, quando dispensadas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), como forma de controle das contribuições previdenciárias.

Quem não fizer o cadastro pode ter problemas de comercialização da produção, porque a Receita Federal passou a exigir das empresas que compram a produção rural o número do CAEPF do produtor que vendeu. Outra dificuldade é para optar pelo desconto em folha da contribuição previdenciária em substituição ao Funrural sob o bruto da comercialização no percentual de 1,5%.

Para se inscrever basta entrar no http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/cadastros/caepf ou nos postos da Receita Federal.

Mais informações no link: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-atividades-economicas-da-pessoa-fisica-caepf/perguntas-e-respostas

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar

Foto: Divulgação

Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem