AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Presidente da Faeg exalta agropecuária brasileira

Imagem

Michelle Rabelo

2014-26-05 palestra"A agropecuária brasileira é digna de aplausos”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, ao iniciar sua palestra na XII Semana Agronômica da Universidade Federal de Goiás, regional de Jataí. Ele visitou o campus na tarde desta segunda-feira (26) e falou aos estudantes sobre empreendedorismo, campo de trabalho, atualidades do setor agrícola e expectativas de mercado, além de distribuir e autografar exemplares do livro “Empreender é a Saída”, lançado recentemente.

O evento, que busca levar aos estudantes as novidades nas diferentes áreas técnicas que regem a profissão do engenheiro agrônomo, foi organizado pelo Centro Acadêmico de Agronomia Professor Jerônimo Araújo Gomes e teve a participação de Schreiner devido a rica trajetória do atual presidente da Faeg na história da agricultura goiana. “Vocês estão no lugar certo, na hora certa e no setor mais promissor da economia”, disse José Mário.

Schreiner falou sobre todas as dificuldades encontradas por quem vive da terra. Ele citou a questão da falta de energia elétrica, da má condição das estradas, do impasse em relação aos portos, entre outras. “Mesmo com todos estes obstáculos, a agropecuária brasileira é forte, digna de aplausos. Não percam o agronegócio de vista”, completou. “Temos 90 milhões de hectares que podem ser incorporados às atividades agrícolas, clima favorável e solo propício. É preciso apostar em acompanhamento técnico”.

2014-05-26 cenario economicoProdutividade

O presidente fez uma comparação da produtividade de vários setores e convidou os alunos a refletirem sobre a agropecuária, que, segundo ele, precisa cada vez mais de profissionais capacitados. “Com o processo de urbanização as pessoas deixam de ser produtores e passam a ser consumidores. Ou seja, haverá um aumento na demanda e, consequentemente, nos números da exportação”.

Ele falou sobre a necessidade de avaliar com calma e de forma positiva o trabalho no campo. “No passado produzíamos cerca de 200 sacas de milho por alqueire e hoje essa produção chega a 1.000 sacas. Antes uma vaca produzia cerca de 2 litros de leite por dia e hoje essa produção gira em torno de 18 litros/dia. Vocês conhecem algum outro setor que evoluiu tanto?”.

2014-05-26 jose marioCenário mundial

José Mário fez questão de fazer um panorama econômico mundial e frisar a importância da agropecuária no cenário. Ele explicou como funciona o trabalho da Faeg e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além de falar sobre os escritórios da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) instalados em Pequim e Bruxelas. “Estamos tentando nos aproximar de outros países e, consequentemente, de outro público consumidor. Na China, por exemplo, a intenção é estimular o consumo de café e carne bovina”.

Empreendedorismo

Ao falar do livro que vem lançando em várias faculdades goianas, Schreiner contou experiências pessoais como seu 1º negócio, quando transportava 18 alunos do município de Mineiro em uma Kombi velha. “Com o livro eu quero mostrar que mesmo com os desafios de todos os dias, podemos vencer. O segredo está em se esforçar, unir forças e, é claro, arriscar. Hoje temos que ser ousados e corajosos. Empreender mesmo com os desafios atuais”.

{responsivegallery}2014/reunioes-e-palestras/xii-semana-agronomica-da-universidade-federal-de-goias-jatai{/responsivegallery}

Áreas de atuação

Veja também

Oportunidade

Notícia

Oportunidade para ser conselheiro da Faeg no CAT

Pimenta-do-reino:

Notícia

Pimenta-do-reino: casal de produtores de Cocalzinho de Goiás investe no cultivo com ATeG do Senar

Cal

Você Sabia?

Cal pode usada como protetor solar de plantas

Imagem