Catherine Moraes
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, participou, nesta segunda-feira (19) da abertura oficial da 69ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. O evento, que foi realizado pela manhã tee a participação do governador do Estado, Marconi Perillo e do secretário municipal de habitação, Denício Trindade, que representou o prefeito Paulo Garcia.
Presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Ricardo Yano deu abertura ao evento falando sobre a importância do setor agropecuário para o desenvolvimento do país. Ele citou ainda a importância de diálogo aberto e parcerias firmadas para que o crescimento seja possível. “Nosso país não conta com política agrícola de longo e médio prazo. Temos um seguro rural que cobre apenas 20% das perdas e ainda precisamos nos preocupar com a segurança alimentar de um país que cresce muito”, pontuou.
Para José Mário Schreiner, os pontos destacados pelo presidente da SGPA são fundamentais para que o crescimento do setor seja possível. “Há 30 anos nós exportávamos comida como carne e leite em pó. Hoje consumimos 50% do que produzimos e exportamos o restante. Este setor cresce mais que qualquer outro no país, com tecnologia e auxílio técnico produtores podem fazer ainda mais”, completou.
O governador Marconi Perillo aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância do evento não só para o setor como para a comunidade. “Esta exposição é não só do produtor rural, mas também das famílias goianas. Com representatividade no país, este evento em muito nos orgulha. Com apresentação de avanços de genética e modernidade tecnológica, sabemos da singularidade desta Expoago”, completou.
Manifestação
Com reivindicações de piso salarial, os fiscais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) estiveram presentes no evento vestidos com as camisetas do manifesto. De forma silenciosa, eles protestaram durante a fala do governador da abertura da Exposição e receberam, rapidamente uma resposta de Marconi Perillo. O governador disse que irá se reunir com o presidente da Faeg, que abraçou a causa e também com o secretário Antônio Flávio. José Mário afirma que ele mesmo encaminhou ofício ao governador solicitando uma análise da causa. Ele, que já havia conversado com os fiscais no lançamento da vacinação contra a febre aftosa, voltou a reafirmar a importância dos profissionais e a legitimidade do movimento.
Presentes
Entre as autoridades presentes estavam ainda o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Ney Teles; representante da superintendência federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Goiás, Tânia Suely; senadora Lúcia Vânia; presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Antenor Nogueira; secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro), Antônio Flávio de Lima; vice-governador José Eliton e o superintendente do Banco do Brasil em Goiás, Edson Bündchen, entre outros.