Michelle Rabelo
Ao som de muita catira, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, recebeu na manhã deste sábado (7) integrantes do Império do Divino Espírito Santo de Niquelândia. "Quero agradecer carinhosamente a todos que visitam essa casa hoje", disse ao dar boas vindas para o grupo. "Aqui é a casa do produtor rural, a casa de quem produz e ajuda Goiás a crescer. Gente que acorda cedo e empurra o Brasil pra frente".
O grupo veio a Goiânia com o ituito de divulgar a Festa do Divino Espírito Santo 2015 que acontece no dia 24 de maio no Santuário Matriz de São José, em Niquelândia. Outras quatro cidades - Brasília, Uruaçu, Anápolis e Goianésia - serão visitadas nos próximos meses e todo o barulho é para convidar os niquelandenses que moram em outros municípios para a festa. Em Goiânia, José Mário ofereceu a estrutura da Faeg para a apresentação. mas o grupo também esteve no Palácio das Esmeraldas.
Depois das apresentações, Schreiner agradeceu aos músicos, foliões e catireiros e se colocou à disposição do grupo. "Nos finais de semana eu raramente fico em Goiânia. Costumo viajar para o interior, ouvir as demandas, ver como estão as plantações e conversar com produtores. Hoje eu fiz questão de estar aqui para receber vocês. Contem com o Zé Mário e com a Faeg sempre", disse. Na ocasião, se apresentaram os grupos Catireiras do Espírito Santo e Os Catireiros Soberanos.
Ele também fez questão de fazer um agradecimento especial ao imperador da Festa do Divino Espírito Santo em Niquelândia, Paulo Hélder Martins. "Quero fazer um agradecimento especial ao Paulinho. São mais de 12 anos de amizade e uma jornada intensa de trabalho". Paulo também agradecreu a parceria da Faeg. "A Festa do Divino é uma festa da roça e o apoio da Feag é muito importante".