Produção brasileira de grãos deve chegar a 210,3 milhões

Imagem

Lavoura de soja2Nayara Pereira e Cristiano Palavro com informações da Conab

Nesta quinta-feira (4), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou o 5° levantamento da safra de grãos 2015/2016. A estimativa é que a produção brasileira alcance 210,3 milhões de toneladas, o que equivale a 1,3% ou 2,6 milhões de toneladas a mais em relação à safra anterior - de 207,7 milhões de toneladas.

Na soja, a produção permanece como o principal destaque e deverá atingir 100,9 milhões de toneladas, ou seja, 4,7 milhões a mais do que na safra anterior. “Os ganhos de área e produtividade da cultura representam um aumento de 4,9% na produção total do país. Em relação ao milho, a nível nacional a expectativa é de redução na produção total da safra de verão, de 5,8%, atingindo o volume total de 28,34 milhões de toneladas”, explica o assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Cristiano Palavro.

Segundo a Conab, a estimativa para a safra total em Goiás é de 10,4% superior a 2015, tendo como carro chefe o crescimento da produção de soja. “A produção foi beneficiada por um clima mais favorável que nos últimos anos e por isso deve obter bons resultados de produtividade”, diz Palavro. O estado deve colher cerca de 20,9 milhões de toneladas, em uma área total de aproximadamente 5,18 milhões de hectares nesta safra.

Soja

No que diz respeito a soja, a expectativa da Conab é que sejam produzidas em Goiás 10,2 milhões de toneladas, volume 18,8% superior ao da safra passada. “Para o milho verão, a área plantada ficou inferior ao ano passado, mas com boas perspectivas de produtividade a produção total deverá ser superior a 2015, sendo estimada em 1,83 milhão de toneladas, alta de 9,4%”, destaca o assessor.

Safrinha

Já para a safrinha que será plantada nas próximas semanas, ainda não foram feitas estimativas de área plantada. “A expectativa da Faeg é que se o clima colaborar teremos aumento de área, influenciado pelo bom momento do mercado do cereal”, aponta Palavro.

Áreas de atuação

Veja também

Para

Notícia

Para CNA, PL do Licenciamento Ambiental moderniza, desburocratiza e evita perda de competitividade ao país

A

Artigo

A diplomacia que falha, o agro que paga

Aumento

Análise

Aumento da taxa de juros do FCO encarece crédito para produtor rural

Imagem