Nayara Pereira e Cristiano Palavro com informações da Conab
Nesta quinta-feira (4), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou o 5° levantamento da safra de grãos 2015/2016. A estimativa é que a produção brasileira alcance 210,3 milhões de toneladas, o que equivale a 1,3% ou 2,6 milhões de toneladas a mais em relação à safra anterior - de 207,7 milhões de toneladas.
Na soja, a produção permanece como o principal destaque e deverá atingir 100,9 milhões de toneladas, ou seja, 4,7 milhões a mais do que na safra anterior. “Os ganhos de área e produtividade da cultura representam um aumento de 4,9% na produção total do país. Em relação ao milho, a nível nacional a expectativa é de redução na produção total da safra de verão, de 5,8%, atingindo o volume total de 28,34 milhões de toneladas”, explica o assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Cristiano Palavro.
Segundo a Conab, a estimativa para a safra total em Goiás é de 10,4% superior a 2015, tendo como carro chefe o crescimento da produção de soja. “A produção foi beneficiada por um clima mais favorável que nos últimos anos e por isso deve obter bons resultados de produtividade”, diz Palavro. O estado deve colher cerca de 20,9 milhões de toneladas, em uma área total de aproximadamente 5,18 milhões de hectares nesta safra.
Soja
No que diz respeito a soja, a expectativa da Conab é que sejam produzidas em Goiás 10,2 milhões de toneladas, volume 18,8% superior ao da safra passada. “Para o milho verão, a área plantada ficou inferior ao ano passado, mas com boas perspectivas de produtividade a produção total deverá ser superior a 2015, sendo estimada em 1,83 milhão de toneladas, alta de 9,4%”, destaca o assessor.
Safrinha
Já para a safrinha que será plantada nas próximas semanas, ainda não foram feitas estimativas de área plantada. “A expectativa da Faeg é que se o clima colaborar teremos aumento de área, influenciado pelo bom momento do mercado do cereal”, aponta Palavro.