Produção de grãos é estimada em 21 milhões de toneladas em Goiás

Imagem

arquivo faegA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça-feira (12), o 3° Levantamento da Safra de Grãos 2017/2018. De acordo com a entidade, Goiás estima uma produção total de 21,39 milhões de toneladas – queda de 2,2% em relação à safra anterior. Este resultado é fruto da queda esperada na produtividade média do estado, de 3,3%, já que neste ano é estimado um crescimento na área plantada de grãos, que deverá atingir 5,30 milhões de hectares – alta de 1,2% em relação ao ciclo 2016/17.

Para a soja, principal produto cultivado em Goiás, é estimado uma produção total de 10,57 milhões de toneladas, resultado 2,2% inferior ao ano passado. Já a área plantada da cultura atingirá os 3,39 milhões de hectares – crescimento de 3,4% -, englobando principalmente a conversão de áreas de pastagens transformadas em lavouras e o avanço sobre a área de milho verão do ano anterior.

O milho verão (1ª Safra) terá forte redução de área neste ano – 17,6%, propiciada por uma menor competitividade da cultura frente a soja –, que neste momento encontra-se com rentabilidade mais favorável do que o cereal. Com isso estima-se que o milho 1ª Safra terá uma redução de 20,4% em sua produção total, ficando com 1,65 milhão de toneladas.

Entre as demais culturas plantadas no estado, destaque para a queda esperada na produção de Feijão 1ª Safra (-2,7%), de Arroz (-3,5%), de algodão (-1,2%) e de girassol (-10%).

Assessoria de Comunicação Sistema Faeg Senar Goiás

Telefone: (62) 3096-2113

sistemafaeg.com.br

twitter.com/ SistemaFaeg

facebook.com/ SistemaFaeg

instagram.com/ SistemaFaeg

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem