Nayara Pereira
Em busca de levar aos produtores rurais dos quatro cantos de Goiás, assistência técnica e gerencial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), lançaram na última sexta-feira (29), o programa Senar Mais, em Niquelândia. O evento, contou com a presença de produtores da cidade e região, além de autoridades e seis profissionais que serão responsáveis pela assistência técnica aos mais de 3 mil produtores rurais com propriedade no município.
Para o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, que também participou do lançamento, a falta de assistência técnica é um dos maiores desafios do setor. Para ele, a falta de informação e de acesso às novas tecnologias dificultam o aumento da renda e a formação de um olhar mais apurado em relação às novas demandas do mercado. “Estou falando de profissionalização para o produtor dentro de uma realidade onde apenas 9,3% dos produtores rurais recebem visitas regularmente. Não há assistência com foco na gestão técnica e econômica de propriedades rurais. Por isso a Faeg e o Senar Goiás foram além em busca de reverter essa situação”, ressaltou Schreiner.
De acordo com José Mário, os governantes não dão o devido apoio aos produtores. “Os veterinários, zootecnistas e agrônomos são os primeiros cortados no arrocho econômico. E são estes que auxiliam o homem do campo a obter seu êxito”, alegou. Segundo ele, com o sucesso do trabalhador rural e seu consequente aumento de renda, o produtor começa a gastar mais no comércio local, girando a economia local e aumentando a receita do município. “É um ganho mútuo. Um investimento que traz retorno”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural (SR) de Niquelândia, Cirino Vicente, falou da realidade das propriedades da cidade e das expectativas com o Senar Mais na região. “Tenho a plena certeza que a realidade dos nos produtores será outra com o programa. Mas ressalto que, o ponta pé inicial para essa mudança, depende incessantemente do próprio produtor rural e não somente dos técnicos”, alertou.
Senar Mais
O objetivo da iniciativa desenvolvida pelo Senar Goiás é de levar aos produtores rurais em todo o estado assistência técnica e gerencial, possibilitando um estudo mais eficiente da atividade, aumentando a renda e melhorando a qualidade de vida. “A primeira etapa será a formação de técnicos que ficarão responsáveis pela assistência nas propriedades. As turmas que iniciarão o programa serão de Niquelândia e Mineiros”, ressalta o coordenador técnico do Senar Goiás, Guilherme Bizinoto.
As finalidades do programa são: aumentar a renda e a produtividade da atividade agropecuária; direcionar ao grupo de produtores rurais assistidos, as ações de Formação Profissional Rural específicas que atendam a sua necessidade; possibilitar a adequação tecnológica dos produtores assistidos; promover a formação continuada de produtores e técnicos envolvidos no programa e gerar dados e informações das cadeias produtivas trabalhadas.