Em Caldas Novas, o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Senar Goiás, na pecuária de leite, apresenta números expressivos. 90 produtores na região são assistidos. “No começo tinha produtores que tirava 100 litros, 250 litros, hoje tem produtor chegando a mais de 1500 litros de leite por dia”, detalhou Romulo Gonzaga, presidente do Sindicato Rural de Caldas Novas.
Com apoio do Senar Goiás e do Sindicato Rural do munícipio, os números comprovam o crescimento: em junho do ano passado, os produtores atendidos entregavam cerca de 190 mil litros de leite. Neste ano, no mesmo período, o volume chegou a 240 mil litros, um aumento de aproximadamente 24%.
“É de muita importância a gente estar apresentando esses indicadores, isso faz parte da nossa metodologia. Os números mostram que eles crescerem não só em produção, mas também em lucro e qualidade de vida," Weder de Lima, coordenador de ATeG do Senar Goiás.
Um dos produtores que encontrou no manejo e na assistência técnica o caminho para enfrentar superar os desafios do mercado é o Manilton Machado, que consegue tirar 450 litros de leite por dia. Ele conta que a genética do rebanho, cuidado com a alimentação e a substituição de alguns animais foram parte das mudanças implantadas depois da ATeG. “Tendo vacas melhores, com melhor produção de leite, né? E outra coisa também é a questão da alimentação. Tendo silagem da época certa, então assim, ajudou muito", explicou. Para ter a acesso a Assistência Técnica e Gerencial do Senar Goiás, procure um dos Sindicato Rurais do estado.
Notícias
17/09/2025
Notícias
16/09/2025
Notícias
15/09/2025