Organizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae) com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o projeto Ciclo de Seminários chegou a Goiânia na noite desta terça-feira (26). A excelência de atendimento - na cidade e no campo - foi bastante abordada e o tema chamou atenção da plateia composta por futuros empreendedores, estudantes, proprietários de pequenas empresas e apaixonados pelos encantos e resultados de uma boa gestão.
O evento, que aconteceu na sede do Sebrae, trouxe como palestrante principal um dos mais preparados consultores brasileiros, o Professor Marins, que falou sobre os “Desafios e oportunidades em tempos competitivos”. Para o presidente da Faeg, Leonardo Ribeiro, a parceria entre Sebrae, Faeg e Senar Goiás, que acontece desde 2007, vem mudando a vida do homem do campo. “Capacitações e consultorias nas áreas da economia, gestão, vendas, liderança, empreendedorismo e tantas outras são instrumentos valiosos para quem tira seu sustento da terra”.
Leonardo destacou ainda que o tema da palestra é extremamente válido e oportuno visto que o produtor vem ficando, cada vez mais exigente quanto aos produtos consumidos, como sementes, fertilizantes, defensivos, entre outros.
Segundo Marins, que também é empresário na área do agrobusiness, foi feita uma pesquisa perguntando aos clientes o que é excelência em atendimento e o direcionamento vale tanto para quem mora na cidade quanto para quem vive no meio rural. A resposta foi que um atendimento no qual não falte honestidade por parte do vendedor, o cumprimento do que foi prometido, acompanhamento pós-venda e agilidade é esperado por todo e qualquer consumidor.
O palestrante iniciou a fala apresentando dados sobre o futuro do Brasil e sobre quais perspectivas o cliente nacional está se formando. “É importante mostrar que o país vem crescendo muito e que o cliente está ficando cada vez mais exigente”.
Pesquisas
Marins apresentou pesquisas que mostram o que o cliente valoriza e o que pesa no momento de definir o que e onde comprar. Ele explica que quem compra quer – nessa ordem - bom atendimento, comprometimento por parte do fornecedor, produtos e serviços de qualidade e, por último, um preço mais em conta.
Quanto aos pontos que irritam o cliente, Marins explicou que o mau atendimento lidera a lista de reclamações, seguido pelo não cumprimento do prometido, da arrogância de algumas empresas, e da demora na entrega do produto ou serviço.
Ciclo de Seminários
O Ciclo de Seminários, lançado em 2011, junto com o Programa Horizontes para Gestão, se desenvolve a partir de palestras nas mais diversas áreas do conhecimento. São seminários de alto impacto comportamental para que o empreendedor da micro e pequena empresa consiga superar desafios em vendas, mudanças, lideranças, comunicação, superação, excelência e cenário econômico.
As palestras são ministradas por renomados especialistas, que apresentam os temas na linguagem do empresário. A ideia é despertar nos participantes motivação para agirem em uma eventual correção de rumo em seu negócio, e torná-los preparados para passos cada vez maiores nas áreas profissional e pessoal.
O Ciclo de Seminários é mensal em Goiânia; a cada dois meses, em Anápolis (GO), e, trimestralmente, em cidades do interior em que há escritórios do Sebrae Goiás. As palestras do Ciclo de Seminários são sempre realizadas com o apoio de entidades conselheiras e de parceiros da iniciativa privada e da esfera pública.