Michelle Rabelo
Leila Delfina era só sorrisos na tarde desta quinta-feira (18). O motivo tem marca, cor e nenhum quilômetro rodado. Ela é a vencedora da categoria Experiência Pedagógica da edição de 2014 do programa Agrinho e como prêmio levou para casa um carro 0 Km. Mas não foi só a professora que estava orgulhosa por causa do resultado. Toda a população de Fazenda Nova fez questão de comparecer a feira coberta para homenagear a filha da cidade. A homenagem também veio por parte do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás, José Mário Schreiner, que foi até o município fazer a entrega oficial do veículo.
O resultado da edição deste ano foi divulgado oficialmente na terça-feira (16), durante cerimônia do Oliveira's Place, em Goiânia. Mas José Mário fez questão de ir até Fazenda Nova para entregar o automóvel e elogiar o projeto de Delfina, no qual ela brigou contra a obesidade infantil, tendo como mais forte aliado o esporte. "O projeto da professora Leila foi escolhido entre muitos outros. Isso é muito importante, muito grande. Parabéns professora. Parabéns Fazenda Nova", disse, comemorando.
José Mário começou seu discurso falando da alegria de poder estar à frente de um projeto tão bonito quanto o Agrinho, implantado há sete anos em Goiás. "Que bom que posso estar aqui homenageando quem faz a diferença. Esse prêmio é importante não pelo valor do carro, mas sim pelo reconhecimento que ele representa. Reconhecimento ao professor, aos alunos e à cidade, escolhida entre 246 municípios goianos", afirmou.
O presidente da Faeg se derreteu em elogios à iniciativa que estimula a educação em Goiás. "Dos diversos programas e treinamentos que o Senar Goiás possui, o Agrinho é o mais importante, já que envolve o que nós temos de mais precioso: as crianças. Eu comecei a trabalhar aos 6 anos, sai de casa aos 9, corri atrás de estudo, dei duro. O que eu mais quero para as crianças goianas é que elas tenham estudo e vençam na vida também", disse.
Iniciativa que estimula o bem
Para o prefeito de Fazenda Nova, Daniel Martins Mariano - o Daniel do Zeca - o Agrinho é um projeto louvável. "É a mesma coisa de dizer ao professor: você é muito importante, e ao aluno: vai lá, você é muito capaz", pontuou. Martins aproveitou para agradecer o cuidado com o qual a Faeg olha para o município de Fazenda Nova e pediu ao presidente da entidade que continue cuidando com carinho da cidade. "Se a união entre professores e alunos deu tão certo, vamos unir prefeitura, Sindicato Rural, Faeg e Senar Goiás ainda mais".
O presidente do Sindicato Rural de Fazenda Nova, Dionísio Gomes, também elogiou a iniciativa. "O Agrinho é um reconhecimento necessário a quem muda a vida das nossas crianças: o professor. Eu estou muito, muito, muito feliz", comemorou. A alegria foi compartilhada pelo presidente do Sindicato Rural de Jussara, Orion Caetano – o Palito - que também esteve presente no evento.
Para Leila Delfina, a vitória só foi possível devido às parcerias firmadas e a união entre escola, Sindicato Rural e prefeitura. “Eu estava no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas. Foi assim que tudo aconteceu e agora só me resta glorificar a Deus, agradecer e me preparar para o ano que vem”, comemorou.
Além do carro, José Mário também fez a entrega do troféu Amigo Agrinho e de medalhas que enfeitaram o peito de todos que participaram da edição de 2014 do programa. Depois dos agradecimentos, o presidente da Faeg liderou uma carreata que percorreu as ruas de Fazenda Nova.
Um só projeto
Se sentindo em casa, José Mário aproveitou a oportunidade para agradecer os 252 votos que recebeu em Fazenda Nova nas últimas eleições, durante a qual disputou uma das cadeiras da Câmara Federal. "Estou entre amigos e me sinto na obrigação de agradecer o apoio, pois temos um só projeto, uma só vontade, um só ideal: defender o homem do campo”.