O presidente do conselho administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás, José Mario Schreiner, visitou, na tarde de quarta-feira (26/02), os 103 professores que compõem a segunda turma de capacitação do Programa Agrinho 2014. O grupo iniciou as atividades na terça-feira (25/02) e participará de oficinas pedagógicas até a sexta-feira (28/02).
A professora Carla Reis de Morais Ferreira, que participa da capacitação pela primeira vez, comentou que programas como o Agrinho estimulam os professores a promover atividades inovadores capazes de provocar mudanças na sociedade. “Estou maravilhada não somente pela possibilidade de ganhar o carro, mas também com a oportunidade de fazer com que o meu município fique em evidência e que a sociedade reconheça o meu trabalho de professora”, declarou a educadora da Escola Municipal José de Moraes Freitas, de Uruana.
José Mário agradeceu a participação dos professores e os esforços que tornaram o Agrinho Goiás o programa que atinge, proporcionalmente, o maior número de crianças entre todos os estados brasileiros. “Este é o programa em que mais depositamos nossas esperanças, porque com ele cuidamos de nossos jovens. Obrigado por acreditarem no Agrinho e por fazerem este projeto chegar a nossas crianças. Meu sonho é viajar Goiás de ponta a ponta e ver que as pessoas tem tido oportunidades iguais em todo canto. E isto nós só conseguiremos com investimento em educação”, destacou o presidente.
Luciana Avelar, professora da Escola Municipal Professora Maria Astéria, de São Miguel do Araguaia, parabenizou José Mário pelos esforços empreendidos na capacitação e no Programa Agrinho. “Dou os parabéns pelo Agrinho porque é um projeto que envolve pessoas verdadeiramente comprometidas com a educação. Voltaremos para o nosso município com o entusiasmo provocado pela dedicação de vocês”, elogiou.
Também participaram da visita o superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo da Costa, e o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, Leonardo Ribeiro.
Capacitação
Os professores se dividiram em quatro turmas e, ao longo do dia, participaram dos minicursos Aprender a Escrever Escrevendo, Jogos e Brincadeiras como Prática Pedagógica, Aprendizagem por Projetos e Educar pela Pesquisa. A capacitação habilita professores a inscrever projetos próprios e trabalhos de estudantes da Educação infantil e do Ensino Fundamental no Programa Agrinho 2014. Os melhores trabalhos são premiados anualmente com prêmios como câmeras fotográficas, tablets, notebooks, moto e carro zero quilômetro.
Há sete anos, o Senar Goiás realiza o Programa Agrinho envolvendo crianças e jovens da Rede Pública de Ensino em atividades pedagógicas relacionadas a temas como cidadania, meio ambiente e responsabilidade social. Em 2014, poderão ser inscritos trabalhos nas categorias Redação, Desenho, Desenho Especial, Escola Agrinho e Experiência Pedagógica sobre o tema “Esporte, Lazer, Cidadania e Meio Ambiente”.